IPB promove curso em Tecnologias das Energias Renováveis

PUB.

Qua, 23/07/2008 - 08:08


Há mais uma aposta do Instituto Politécnico de Bragança no âmbito das energias renováveis. Depois de ter lançado recentemente a licenciatura e o mestrado em Eficiência Energética e Energias Renováveis este estabelecimento de ensino está a acolher o curso em Tecnologias das Energias Renováveis, do programa internacional ERASMUS.

 Paulo Leitão, coordenador do curso não tem dúvidas de que a iniciativa vai trazer parcerias importantes para o IPB. “O IPB desde há um ano tem apostado forte no tema das energias renováveis, já temos a licenciatura e o mestrado”, relembra o docente assinalando que “submetemos este curso para tentar criar estas sinergias a nível internacional para possivelmente criarmos também parcerias a nível de mestrado para os nossos alunos”.,    

Segundo Paulo Leitão este é um curso com muitas vantagens para os alunos, nomeadamente porque oferece conhecimentos acerca das mais variadas áreas relacionadas com as energias renováveis. “Começámos por dar ao aluno uma visão dos mercados energéticos, o que é que são energias renováveis, as vantagens, as quotas, os protocolos de Quioto, tudo o que existe à volta deste contexto”, esclarece coordenador do curso. Paulo Leitão acrescenta que temas como as tecnologias eólicas, de biomassa, tecnologia solar térmica e a energia solar foto voltaica vão estar em estudo. “No último dia temos uma vista de estudo vamos ver um parque eólico em Lamego”, refere o coordenador do curso. “Os alunos que participam têm a vantagem de se encontrar inscritos numa área emergente”, sublinha o docente afirmando que “o curso tem reconhecimento de seis ECTS, que depois cada uma das universidades poderá creditar no suplemento ao diploma dos alunos”.

  

O Curso é promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPB em colaboração com a Escola Politécnica de Zamora e a Universidade de Ciências Aplicadas de Offenburg, na Alemanha.