Ter, 08/07/2008 - 09:13
Trata-se do projecto “Verão Seguro – Chave Directa” instituído pelo Ministério da Administração Interna para facilitar a adesão dos cidadãos a esta forma de prevenção, durante a ausência para férias. “Além do tradicional deslocar-se à esquadra, actualmente poderão aceder ao portal da PSP através do www.psp.pt e formular esse pedido através da Internet e depois será enviado para a força de segurança da área da residência”, explica a Chefe Marília Borges, da PSP de Bragança.
A Chefe Marília Borges acrescenta que nesse formulário são pedidas várias informações, inclusive do período em que as pessoas vão estar ausentes de casa. “A pessoa vai preenchendo o período de férias, alguns dados serão obrigatórios outros facultativos, mas pelo menos o período de ferias, o sítio para onde se deslocam, um contacto, isso têm que preencher”, sublinha.
Para além deste instrumento, a PSP deixa ainda alguns conselhos para que as férias sejam mais seguras. “Os conselhos que a PSP dá é que devem dar antes de partirem uma aparência da actividade à sua residência, não divulgar junto de estranhos que vão de férias, devem informar os vizinhos que têm mais confiança, porque eles são a segurança mais próxima, instalar um alarme contra intrusão e quando viajar aproveitar as horas com menos movimento para efectuar a viagem”, salienta a Chefe Marília Borges da PSP de Bragança.
A Operação “Verão em Segurança” da PSP decorre até 15 de Setembro.