Voluntários recolheram 180 toneladas de lixo

PUB.

Seg, 22/03/2010 - 09:13


Cerca de 180 toneladas de lixo foram retiradas este sábado da paisagem transmontana, na iniciativa “Limpar Portugal”. Mais de 500 voluntários percorreram as 700 lixeiras identificadas no distrito de Bragança recolhendo diverso material depositado em terrenos.  

A Brigantia acompanhou uma equipa na aldeia de Parada, concelho de Bragança, onde foram recolhidas 10 toneladas de lixo.

Entre os detritos, encontrava-se material ainda em bom estado.

Situação que gerava até alguma ironia entre os voluntários.

“Se tens calor, está aqui uma ventoinha, é só ligá-la ali ao tractor” troçava Manuel Esteves e “se calha ainda rodava”, acrescenta. Perplexo com o achado, Norberto Costa aproxima-se e critica: “Ainda dizem que Portugal está na miséria, vêem-se aí coisas que antigamente não as tínhamos. Há muitas coisas boas como roupa e calçado, que antigamente andávamos com ele mais ruim”.

 

Nem a chuva demoveu os voluntários que encararam a missão muito a sério.

De luvas nas mãos, Elsa Esteves levou a família toda para o campo. “Estamos cá todos. Somos cinco. Eu, o meu marido e os três filhos, até o mais pequeno que tem cinco anos” afirma, salientando que “não foi difícil traze-los porque eles estão muito sensibilizados”. Gonçalo, o filho mais velho, de 14 anos, confessa que “preferia estar e casa a jogar Playstation” mas outro lado, admite que “isto é bom para o ambiente porque este lixo fica mal e se todos colaborarem é muito melhor”.

 

A coordenadora distrital do “Limpar Portugal”, manifestou-se satisfeita com os níveis de adesão. “Houve uma adesão muito grande e está a exceder as nossas expectativas” refere Maria José Fernandes. “As pessoas mobilizaram-se e estão todas a lutar por uma causa que é o ambiente” acrescenta.

 

O maior número de lixeiras foi detectado no município de Freixo de Espada à Cinta. “Alguns concelhos já chegaram atrasados, mas numa semana desenvolveram um trabalho excepcional. Em Freixo há 300 lixeiras e fizeram um bom trabalho mobilizando o município e as juntas de freguesia” salienta.

 

Bragança e Torre de Moncorvo foram os concelhos do distrito que registaram maior número de voluntários inscritos.

Miranda do Douro não aderiu à iniciativa.

Escrito por Brigantia