Volta a Portugal pode regressar ao Nordeste em 2010

PUB.

Seg, 10/08/2009 - 11:20


A Volta a Portugal regressou ontem a Trás-os-Montes. Mondim de Basto voltou a acolher uma das chegadas mais famosas da corrida, com a subida ao alto da Sr.ª da Graça. Mas depois das eleições autárquicas iniciam-se os contactos para trazer a Volta outra vez ao Nordeste Transmontano.  

Ontem, João Cabreira, do Loulé, repetiu a vitória ali alcançada em 2006, enquanto Nuno Ribeiro roubou a camisola amarela ao cunhado Cândido Barbosa.

 

Esta continua a ser a única chegada de uma etapa da Volta em Trás-os-Montes, quase dez anos depois de o pelotão ter passado por Bragança pela última vez.

 Mas Joaquim Gomes, o director da corrida, revela que o regresso pode estar próximo.

“A partir do próximo mês de Outubro iremos encetar contactos com as mais diversas câmaras que em mais de 80 anos de Volta a Portugal fizeram parte do historial da prova, nomeadamente no Nordeste Transmontano, como Bragança ou Mirandela”, revelou Joaquim Gomes, sublinhando que “é possível ter a Volta de regresso ao Nordeste transmontano no próximo ano”, até porque “seria importante levar a corrida para locais como Bragança ou Chaves”.

 

E Bragança até tem um ciclista na equipa do camisola amarela, a Liberty. No entanto, ainda não foi este ano que Ricardo Vilela fez a sua estreia na Volta a Portugal.

 

Américo Silva, o director desportivo da equipa, explica que a ausência se deve à juventude de Ricardo Vilela. No entanto, o responsável da Liberty acredita nas potencialidades do ciclista brigantino. “É um ciclista muito jovem e achamos que tem um futuro muito grande pela frente. Estamos a prepará-lo e a cuidar dele com vistas ao futuro e a sua participação numa Volta tão dura como esta não seria bom para o seu futuro”, explicou, revelando que acredita ser possível ver Ricardo Vilela a discutir etapas num futuro próximo: “claro”, sublinhou.

Escrito por Brigantia