Vitivinicultores de toda a região manifestaram-se na Régua

PUB.

Seg, 07/11/2011 - 11:16


Os vitivinicultores da Região Demarcada do Douro vão voltar a manifestar-se no próximo dia 30 de Novembro, pelas ruas do Peso da Régua, contra a crise que o sector do vinho atravessa.

A decisão foi aprovada num plenário realizado ontem, no mercado municipal da Régua, organizado pela Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro), e que juntou entre 600 e 700 agricultores Será o terceiro protesto de rua no espaço de quatro meses. E servirá, tal como os dois anteriores, para contestar a descida do preço do vinho pago ao lavrador, situação que é agravada pelo constante aumento dos custos de produção.

 A dirigente da Avidouro, Berta Santos, salienta que, neste momento, os agricultores que vivem do vinho no Douro sentem-se revoltados:

“É um sentimento de muita revolta, precisamos de não parar. Estamos convencidos que vai ser uma iniciativa muito forte. Vamos unir as duas margens do Douro, em marcha lenta na A24.”

 Do plenário de ontem saiu ainda a possibilidade de ser realizada outra manifestação na cidade do Porto. Mas ainda não tem data:“Tem por objectivo reclamara em Gaia, junto às grandes casas exportadoras.”

A participação no plenário da Régua foi massiva e toda a Região Demarcada do Douro esteve representada.

 

José Figueiredo, de Folgosa do Douro (Armamar), e António Esteves e Armando Azevedo, de Codeçais (Carrazeda de Ansiães), são agricultores descontentes que prometem estar na manifestação do próximo dia 30, na Régua:

 

“Tinha 33 pipas de vinho, estou com 14. Só este ano roubaram-me cinco. Era dinheiro que dava para a poda e para as vindimas. É só gatunagem”, diz José Figueiredo. António Esteves diz que foi à manifestação “para saber o que se passava”. Armando Azevedo apela à união. “Os portugueses têm dormido muito até hoje. Os políticos é isso que querem, que os portugueses cruzem os braços.”

 

Recordo que a redução do quantitativo de benefício de 110 mil para 85 mil pipas na vindima deste ano agravou uma situação que já não era boa, por causa da descida do preço do vinho. Nos últimos 15 anos, os agricultores do Douro tiveram uma quebra de rendimento de 60%.

 

Descontentes, os vitivinicultores do Douro voltam a manifestar-se na Régua, no dia 30 de Novembro.

Escrito por CIR