Violência doméstica em idosos mais denunciada por homens

PUB.

Qua, 04/08/2010 - 09:26


A maior parte das denúncias de maus tratos a idosos no distrito de Bragança são feitas por homens. Segundo a responsável do Gabinete de Apoio à Vítima do distrito de Bragança, familiares ou mesmo profissionais de saúde são os principais responsáveis pelas agressões.  

“No caso de maiores de 65 anos, temos tido mais homens a denunciar do que propriamente mulheres” revela Teresa Fernandes, sendo que os agressores “ou são os filhos ou o prestador de cuidados básicos”.

Mesmo assim, garante que é muito difícil haver denúncias masculinas. “Os homens não procuram ajuda, não denunciam por uma questão cultural, de sentimentos de vergonha e de culpa porque com certeza que haverá muitos mais homens a serem vítimas e que não denunciam” considera.

 

Em 2008 e 2009 houve 44 denúncias de homens.

Este ano, só no primeiro semestre, foram quatro os homens a denunciarem serem vítimas de maus tratos.

 

Com o número de queixas a crescer entre os mais velhos a Secretária de Estado para a Igualdade, garantiu em Bragança que brevemente serão anunciadas medidas extraordinárias de combate à violência entre os idosos.

“O próximo plano irá definir medidas específicas, dado é foi um fenómeno que vem ganhando alguma emergência pois temos cada vez mais conhecimento de idosos que estão em situação de violência” refere Elza Pais. O plano deverá ser aprovado ainda este ano, sendo que “as medidas ainda estão a ser estudadas”.

 

Este ano houve já sete queixas de violência contra pessoas com mais de 65 anos no distrito de Bragança e vinte de pessoas entre os 45 e os 64 anos.

Escrito por Brigantia