Vinte municípios vão ficar de cara lavada

PUB.

Ter, 21/04/2009 - 12:04


Mais de 60 milhões de euros para regenerar núcleos urbanos de 20 concelhos do Douro. O objectivo deste programa, é devolver vida e actividade aos centros históricos.  

É a primeira vez que na região se concretiza um plano concertado. Desde Baião até Miranda do Douro vários concelhos aproveitaram o incentivo comunitário de mais de 42 milhões de euros, para darem um novo visual a algumas zonas importantes de vilas e cidades.

Mas o chefe da Missão do Douro, Ricardo Magalhães, diz que este programa de regeneração urbana prevê mais do que a obra propriamente dita, “tem de induzir actividades económicas e culturais, tem de incorporar a ideia de que é preciso inovar, incluir pessoas que vivem na periferia”.

 

Ricardo Magalhães refere ainda que para conseguir os objectivos da regeneração urbana, vai ser necessário mudar mentalidades e, sobretudo, envolver os privados, “porque estas operações não podem continuar às custas do orçamento geral do Estado ou do Municipal. É altura de outros actores entrarem no palco”, sublinha.

 

Vinte concelhos do Douro vão lavar a cara dos seus centros históricos. O programa de regeneração urbana prevê um investimento de mais de 60 milhões de euros.

 Escrito por CIR