Ter, 21/09/2010 - 09:25
“Há que perceber que o Vinho do Porto não é só para ocasiões clássicas. É também um vinho para o dia-a-dia para os momentos de lazer mais descontraídos” considera o presidente daquele organismo. “A campanha do Muda de Cenário tem a ver com isso, embora aborde categorias mais recentes a verdade é que se podem fazer as improvisações que se entenderem” acrescenta Luciano Vilhena Pereira.
Sob o lema "Muda de Cenário", as acções têm decorrido nos grandes centros urbanos, onde o potencial de consumo é maior.
Em pontos previamente escolhidos foram instalados balcões e, à vista das pessoas, são preparados os cocktails de Vinho do Porto, ensinando também a combinar as bebidas.
Uma combinação que não significa estragar o vinho.
“É transformar um Vinho do Porto Clássico numa bebida. Não é estragar” afiança presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. “Depois não se pode é dizer que é um Vinho do Porto. É um cocktail ou um refresco com Vinho do Porto” acrescenta, salientando que “isto não adultera nada. Se forem coisas bem feitas até pode enriquecer”.
Vilhena Pereira dá até duas receitas para beber Vinho do Porto de formas diferentes.
“O Porto Tónico é em copo alto com três ou quatro pedras de gelo com Vinho do Porto branco até cobrir as pedras de gelo, uma dose idêntica de água tónica, uma rodela de limão e uma pequena folha de hortelã” sugere.
Já para o Vinho do Porto Rosé “ele é verdadeiramente supremo num granizado de rosé com morangos e chocolate. É uma coisa de ir o céu”.
O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto também está convencido que a campanha “Muda de Cenário” vai contribuir para aumentar as vendas de Vinho do Porto.
Escrito por CIR