Verdes exigem mais meios para Montesinho

PUB.

Sex, 26/06/2009 - 08:32


O Partido Ecologista “Os Verdes” vai propor um reforço de meios para o Parque Natural de Montesinho no próximo Orçamento de Estado. A intenção foi divulgada ontem após uma reunião com a direcção da área protegida e visita ao parque.    

Os ambientalistas consideram que Montesinho está a funcionar com poucos meios, técnicos e humanos.

“Sem meios não se pode fazer protecção da natureza” considera Manuel Cunha, dirigente nacional do partido. “Uma aérea protegida como esta tem cerca de 30 funcionários e apenas sete viaturas das quais três ou quatro e bom estado, não se pode fazer um bom trabalho” acrescenta.

 

Ao nível de vigilantes “este parque tem cinco, dois dos quais têm a função de fazer o levantamento provocado pelos lobos”.

Depois de constatar esta situação os Verdes garantem que vão solicitar um reforço de meios no próximo Orçamento de Estado. “Comprometemo-nos aqui que em sede do Orçamento de Estado vamos pedir e propor o reforço de meios” refere.

 

No que diz respeito à prevenção de incêndios, os Verdes consideram que a existência de duas brigadas de sapadores para toda a área do Parque Natural de Montesinho, é pouco. “Nós visitamos outros parques do país e parece-nos que para uma área florestal com esta dimensão há uma grande carência” afirma Manuela Cunha.

 

Por outro lado, diz que “as brigadas de sapadores são uma excelente fonte de empregos para os jovens das aldeias para além de serem uma forma de intervenção mais rápida no terreno”.

 

À semelhança do que já foi feito pelo deputado do PCP na Assembleia de Republica, Agostinho Lopes, os Verdes prometem também questionar o Governo sobre os parques eólicos colocados na fronteira entre Portugal e Espanha mesmo junto à área do Parque Natural de Montesinho.

Escrito por Brigantia