Valpaços acolhe feira do folar de 22 a 24 de Março

PUB.

Qui, 14/03/2024 - 08:59


Uma semana antes da Páscoa, Valpaços volta a afirmar-se como a capital do folar. Entre 22 a 24 deste mês, a cidade transmontana acolhe a feira dedicada ao rei da quadra, o folar

Esta é a vigésima quarta edição de um certame que atrai milhares de pessoas e que foi criado para preservar o folar e a sua maneira de o fazer.

O presidente da câmara, Amílcar Almeida, está confiante de que a feira vai fazer rumar muita gente ao concelho, até porque esta é uma verdadeira montra do que de melhor ali há. “O folar será o rei mas aqueles que aqui se deslocam podem encontrar outros produtos de excelente qualidade, como os vinhos, azeite, fumeiro, mel, bolo podre. São esperadas muitas pessoas, cada vez somos mais surpreendidos com excursões, de diversos pontos do país”.

A Feira do Folar de Valpaços conta, nesta edição, com mais de 90 expositores, todos eles do concelho. O pavilhão onde o certame acontece é, há muito tempo, pequeno para tantas solicitações. Desta forma, a câmara ambiciona ampliá-lo, num investimento de cerca de 2 milhões de euros. “Vamos ter 93 expositores. São muitos aqueles que nos procuram mas sabemos que o espaço é pequeno para tanta procura, todavia estamos a trabalhar nesse contexto, para poder ter, no espaço de dois anos, os 93 e todos aqueles que pretendam inscrever-se”.

O preço do folar subiu novamente este ano, custa mais um euro. Em causa está o aumento do preço da matéria prima. Agora, cada unidade custa 14 euros. Apesar do aumento, esperam-se que o folar e os outros produtos se vendam bem, tal como tem acontecido na plataforma online, a folarvapacos.pt, criada para escoar produtos locais. “Temos a plataforma activa desde que foi criada, na época da pandemia, e tem sido um sucesso. Ao longo do ano fazemos chegar os nossos produtos a diversos pontos do país e fora dele”.

Além do folar IGP, a feira conta ainda com vários outros produtos locais, nomeadamente azeite, vinho, bolo podre, mel, compotas, frutos secos, doçaria e pão.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves