Única escola primária que não encerra já tem biblioteca

PUB.

Qua, 10/03/2010 - 09:16


Já foi inaugurada a Biblioteca Escolar do Pólo de Morais, a única escola do concelho de Macedo de Cavaleiros que não vai encerrar depois de concluído o Centro Escolar na cidade. Uma biblioteca de nova geração, como lhe chama o autarca, que vai servir os estudantes e a comunidade em geral.  

“O agrupamento tinha vontade de dotar este pólo com uma biblioteca, mas nós também pretendemos que seja aberta à comunidade sobretudo nos períodos não lectivos” adianta Beraldino Pinto.

 

A escola de Morais já tinha sofrido obras de melhoramento e recebeu agora uma biblioteca.

Maritza Dias, responsável pelas bibliotecas do Agrupamento Escolar de Macedo, justifica a abertura deste espaço com a necessidade de aproveitar uma biblioteca já existente.

“A EB1 de Macedo vai ser absorvida pelo novo centro escolar e não sabíamos o que fazer à biblioteca que lá existia. Por isso decidimos transferi-la para aqui” explica. “Agora tem o dobro do espaço e está melhorada” realça.

 

Pelo menos os mais novos já sabem como utilizar esta nova biblioteca.

“Tem computadores” referem entusiasmados, os alunos. Mas na biblioteca também serve “para ler, brincar e aprender” acrescentam.

 

Lurdes Benigno, a professora responsável pela nova Biblioteca de Morais, diz que esta biblioteca “tem um área de leitura e outra de informática” e mostra-se convicta de que a procura será satisfatória “principalmente na época d férias porque há bastante juventude na terra que não muito que fazer e encontrará aqui um espaço para ocupação de tempos livres”.

 

Ler e consultar internet em Morais é agora possível para alunos do ensino básico e população da freguesia, na nova Biblioteca.

Escrito por CIR