Ultima freira-enfermeira homenageada em Macedo

PUB.

Seg, 08/03/2010 - 09:12


A Associação de Voluntariado do Hospital de Macedo de Cavaleiros homenageou Jacinta Fátima Pires, mais conhecida por Irmã Judite, pelos anos de dedicação ao Hospital de Macedo, mas sobretudo por ter sido um pilar na criação desta IPSS. No Dia Internacional da Mulher fomos conhecer a história de vida da última irmã enfermeira do Hospital de Macedo. Foi aos 25 anos que chegou a Macedo de Cavaleiros.  

Guiomar Afonso, presidente dos Voluntários do Hospital de Macedo, lembra a ajuda que a irmã Judite trouxe a esta associação.

“Ela esteve sempre ao nosso lado desde o início pois foi ela que nos incentivou” refere “e ajudou-nos em todas as dificuldades, até para angariarmos fundos era ela que estava sempre disponível para ir connosco a todo o lado”.

No Hospital de Macedo desde 1975, a irmã Judite decidiu aposentar-se este ano.

Enfermeira desde 1973, especializou-se em Obstetrícia, e fez partos até ao encerramento da sala de partos de Macedo em 1988.

  

Enfermeira há dois, foi colocada no Hospital local, que pertencia na altura à Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras.

O actual hospital, refere irmã Judite, ainda tem partes do antigo que a acolheu em 1975.

Lembra tempos difíceis.

“Quando eu vim, o hospital ainda era da misericórdia e a vida era muito complicada porque havia falta de meios” recorda. “Trabalhávamos 24 sobre 24 horas, mas altura ainda era nova”.

 

Mais tarde foi tirar a especialidade em obstetrícia porque os partos em Macedo eram muitos e havia falta de especialistas na área.

Em pouco tempo havia um corpo de enfermeiros especialistas que cobriam 24h por dia.

Mas, não foram suficientes para evitar o encerramento do serviço em 1988.

“Íamos fazendo os partos, com os médicos, mas realmente havia necessidade de o fazer com mais qualidade” admite. “Entretanto, algumas enfermeiras tiraram a especialidade”. Ainda assim garante que “durante os anos em que eu assisti partos, nunca morreu nenhuma senhora nem nenhuma criança”.

 

Manteve-se em Macedo de Cavaleiros, mesmo tendo a especialidade em obstetrícia, porque estava ligada à gestão do hospital, tendo ficado até 2001.

Era enfermeira supervisora e mais tarde em 2007 chegou mesmo ao cargo de enfermeira directora.

No último concurso já quis dar lugar a outro e achou que era o seu momento de sair.

Mas, admite, tem saudades do hospital.

“Atingi a idade o tempo de serviço. Podia estar até aos 70 anos, mas eu acho que o meu tempo passou e por isso pedi a reforma” refere. “Mas é obvio que ainda me lembro muito do hospital”.

 

Jacinta Fátima Pires, dedica agora o seu tempo ao lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Macedo.

Um exemplo de dedicação aos outros e aos cuidados de saúde no concelho de Macedo.

Escrito por CIR