Qui, 27/08/2009 - 08:27
O maior túnel rodoviário nacional, com 5600 metros, vai fazer a ligação em auto-estrada entre Amarante e Vila Real e vai estar concluído em 2012.
O processo de construção adoptado é o método austríaco, através de pequenos rebentamentos, como explica Afonso Correia, director técnico da obra.
“Rebentamento, retira escombros, betão projectado, pregagens, iniciando-se novamente o ciclo.”
No pico da obra deverão sair do Túnel do Marão 40 camiões carregados de entulho, que actualmente já está a ser levado para a zona da Campeã, perto de Vila Real.
Afonso Correia adianta também que há diferenças significativas no maciço que estão a escavar.
“O material que está a sair do lado poente é bem melhor do que do outro lado. Quanto mais duro é o terreno, melhor para o rendimento”, explica.
O Túnel do Marão está a ser construído pelo consórcio Auto-Estradas do Marão, liderado pela Somague, que vai explorar a estrutura durante 30 anos, com um investimento total de 456 milhões de euros.
Escrito por CIR