Três restaurantes entre os 100 melhores do país

PUB.

Sex, 23/10/2009 - 09:13


Três restaurantes do distrito de Bragança estão incluídos na lista dos 100 melhores do país para a revista Sábado, que esta semana traz um destacável sobre esta escolha de quatro consagrados chefes de cozinha. Flor de Sal e Grês, ambos de Mirandela e o Solar Bragançano, em Bragança, são os restaurantes do distrito de Bragança que constam desta lista.  

A escolha foi feita por quatro consagrados Chefs portugueses, Fausto Airoldi, José Avillez, Marco Gomes e Vítor Sobral, e visa dar a conhecer as promessas da cozinha portuguesa que vão marcar a história gastronómica nos próximos anos.

Cada um destes Chefs escolheu os 25 melhores restaurantes portugueses, e dividiram as suas escolhas pelas categorias Novos Valores, Contemporânea, Mundo e Tradicional. Dentro da categoria “cozinha tradicional”, foram contemplados os restaurantes “O Grês” e “Flor de Sal”, da cidade do Tua.

 

Na mesma categoria encontramos o Solar Bragançano da capital de distrito. O Restaurante “O Grês”, em Mirandela, foi uma das escolhas de José Avillez e Vítor Sobral, onde destacam o bife à Grês com molho de cogumelos e a açorda de marisco.

 

José Mota, um dos proprietários deste restaurante e chef de cozinha, refere que o segredo do sucesso do restaurante, que existe em Mirandela há 31 anos, está na qualidade de tudo o que é apresentado ao cliente.

“Eu não ando a inventar grandes coisas, mas tento sempre que no dia seguinte saia melhor” afirma, acrescentado que “é dentro desta forma de trabalhar que continuo a ter os mesmos cuidados que tenho no dia em que abri”.

 

O Chef Marco Gomes considera o Restaurante Flor de Sal como o mais bonito de Trás-os-Montes, onde o azeite está presente em qualquer parte da sala.

Como especialidades realça a açorda de perdiz, o trio de porco bísaro e a alheira.

Para o dono do restaurante, esta escolha atribui mais distinção ao restaurante. João Paulo Carlão refere também a qualidade dos produtos apresentados, como principal preocupação deste espaço que abriu portas há 5 anos.

“É os resultado de um trabalho sério e profissional” refere, salientando que esta distinção “traz protagonismo e reconhecimento a nível nacional do trabalho que fazemos e dos nosso produtos”. Além disso, considera que traz uma mais valia económica por causa “dos críticos e pessoas mais curiosas que seguem este tipo de guia”.

 

O Solar Bragançano, restaurante da cidade de Bragança, conquistou Vítor Sobral pela confecção dos pratos em panela de ferro, salientado a perdiz com uvas, o faisão com castanhas e o javali estufado.

Escrito por CIR