Três concelhos do distrito de Bragança vão ter novos sistemas de combate a incêndios

PUB.

Ter, 18/03/2008 - 10:05


Os bombeiros de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, vão estar mais protegidos no combate a incêndios. As viaturas e os meios humanos vão ser equipados com sistemas que identificam a localização em cenário de combate a incêndio.  

Trata-se de um projecto de riscos naturais e tecnológicos das três autarquias que representa um investimento de 1 milhão e 200 mil euros, comparticipados por fundos comunitários. Os principais riscos naturais identificados na região estão relacionados com as vagas de calor que podem estar na origem de incêndios florestais. Por isso, as três autarquias avançaram com um projecto para equipar a Protecção Civil Municipal com instrumentos de geo-referenciação para estas ocasiões. Ao todo, vão ser instalados 105 localizadores em viaturas municipais e dos corpos de bombeiros, 31 PDA’s e 66 localizadores individuais para os soldados da paz. Este equipamento é uma solução inovadora em projectos de emergência pois contém um botão de alarme que vai permitir a segurança no trabalho dos bombeiros. Luís Cabral, da Geoglocal, a empresa de cartografia responsável pelo Projecto, explica que “é o primeiro projecto que permite fazer a comunicação dos dois lados, ou seja os bombeiros vão poder ir para o terreno e enviar toda a informação do local, têm a cartografia disponível e partir daí podem comunicar com uma base toda a informação que estão a recolher no terreno”. A aplicação dos aparelhos já se iniciou ontem na corporação de Mirandela e prevê-se que estejam operacionais nos três concelhos até ao dia 26 de Abril, para que facilitem as comunicações na época de incêndios de 2008. No entanto, este sistema tem uma condicionante. A cobertura de telemóvel pode não garantir o funcionamento do sistema a 100%. Mas para isso a empresa vai estudar uma solução. “Na grande parte dos três concelhos que estão cobertos poderá haver uma ou outra zona sombra, e para isso já estamos a pensar numa segunda fase do projecto para colmatar essas falhas”, garante o representante da empresa de cartografia responsável pelo Projecto. Este projecto pode vir a ser alargado a todos os concelhos do distrito de Bragança. Rui Caseiro, vice-presidente da câmara de Bragança refere que, “houve demonstração de interesse por parte do senhor governador civil no sentido do nosso projecto ser expansível para outros municípios do distrito de Bragança, no sentido de eles também poderem elaborar a carta de riscos que nós estamos elaborar no âmbito do projecto”. Rui Caseiro acrescenta ainda que “é uma atitude louvável…constituindo um ganho para toda a região”.  

Este projecto prevê ainda a sensibilização da população sobre a temática e dos mais novos com a publicação de uma brochura infantil.