Transporte da câmara de Vimioso permitiu vacinar contra a Covid-19 idosos do concelho

Seg, 15/02/2021 - 09:16


Mais de 300 idosos, com mais de 80 anos, de todas as aldeias do concelho de Vimioso e parte da vila de Argozelo já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Mas foi necessário montar uma logística para que todos fossem avisados e transportados para serem inoculados.

A norma é que os utentes sejam contactados por sms, no entanto, neste caso as pessoas foram informadas por chamada telefónica ou pessoalmente, numa parceria entre as juntas de freguesia, o município e o centro de saúde. Um processo que permitiu que todos fossem informados.

“Tenho 87 anos. Sabia que tinha que levar a vacina, porque os da junta de freguesia me avisaram”, disse um dos idosos vacinados.

Outra dificuldade da vacinação deste grupo etário é o transporte. Quem sexta-feira se deslocou até ao centro de saúde de Vimioso chegou ou de autocarro ou em viatura disponibilizada pelo município.

“Se não fosse este transporte tinha que alugar um táxi, se me avisassem, senão não vinha”, disse outro dos vacinados, que chegou ao centro de saúde graças ao transporte disponibilizado pela câmara.

O autarca de Vimioso, Jorge Fidalgo, diz que transportar os utentes foi a opção tomada pela câmara para agilizar o processo.

“Temos o autocarro da câmara municipal, temos carros ligeiros para aquelas pessoas que têm dificuldades a subir para o autocarro e ainda temos os bombeiros. Aquelas pessoas que tenham mobilidade totalmente reduzida ou estejam acamadas e que queiram tomar a vacina nós trazemo-las para o centro de saúde”.

O presidente da câmara explica que só com a colaboração entre os serviços de saúde e os municipais é possível garantir que nenhum destes idosos fica por vacinar:

O processo de vacinação das pessoas com mais de 80 anos do concelho de Vimioso deverá estar concluído esta semana. Esta segunda-feira, continuam a ser vacinados utentes de Argozelo e de Vimioso.

A logística montada de contactos e transportes vai repetir-se a partir de dia 25, quando começa a ser administrada a segunda dose a este grupo etário.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro