PUB.

Trail Running: Rui Muga e Tânia Fernandes vencem Trail da Lombada

PUB.

Dom, 29/01/2023 - 19:59


Rui Muga em masculinos e Tânia Fernandes em femininos venceram, este domingo, a quarta edição do Trail da Lombada em São Julião, no concelho de Bragança.

Os dois atletas do C.A. Macedo de Cavaleiros mostraram estar em grande forma e Muga repetiu o feito de 2020.

Mas, não foi uma prova fácil para os atletas, muito por causa do gelo que havia ao longo do percurso de 15 quilómetros. “O percurso era idêntico ao da edição anterior, mas este ano apanhámos muito gelo ao longo do percurso. Nunca tinha feito uma prova com tanto gelo. Depois, a concorrência era forte. O meu colega, o Ilídio, impôs um ritmo forte logo no início. Na parte final ataquei e acabei por vencer”, referiu Muga.

A prova serve de preparação para o Campeonato Nacional de Corrida de Montanha, agendado para o dia 30 de Abril, em Castro Daire, e Rui Muga quer ser tricampeão nacional. “Vou tentar, mas não vai ser fácil pois aparecem sempre novos atletas e é um título que todos querem conquistar”.

O pódio ficou completo com Ilídio Moreiras (C.A. Macedo de Cavaleiros) no segundo lugar e o espanhol Santiago Mezquita (Solo Runners) na terceira posição.

Em femininos, Tânia Fernandes arrecadou o primeiro lugar. A atleta do Macedo também apontou o gelo que havia no percurso como o maior obstáculo. “O mais difícil foi o gelo. A primeira parte do percurso foi para aquecer e na segunda puxei mais um bocadinho o ritmo o que me deu vantagem”.

Tânia Fernandes venceu o Trail da Lombada mas é nas provas de estrada que se destaca. A atleta lidera o distrital da modalidade, com vitória na Corrida São Silvestre de Mirandela e Corrida à Geada de Vinhais. Tânia Fernandes gostava que houvesse uma maior participação feminina nas competições. “Era bom que mais mulheres participassem nas provas para nos tornarmos mais competitivas”.  

Lucinda Moreira (C.A. Macedo de Cavaleiros) terminou no segundo lugar em femininos e Inês Neto (Ginásio Clube de Bragança) foi terceira classificada.

O Trail da Lombada pontuou para o Campeonato Distrital de Corrida de Montanha da Associação de Atletismo de Bragança, foi organizado pelo G.D. Bragança, e contou com cerca de 90 atletas.