Trail Running: Ansiães Douro Trail regressa a 9 de Outubro com cerca de 400 participantes

PUB.

Qua, 21/09/2022 - 11:16


O Ansiães Douro Trail está marcado para o próximo dia 9 de Outubro e vai levar a Carrazeda de Ansiães cerca de 400 participantes. A prova dá a conhecer o concelho, pontua para a Taça de Portugal de Trail e tem como padrinhos João Oliveira e Flor Madureira.

Organizada pela empresa Portugal NTN e promovida pelo Município de Carrazeda de Ansiães, a corrida vai para a quinta edição e é já uma referência no calendário nacional da modalidade.

Em 2017 surgiu a ideia de trazer o trail para terras de Ansiães e a parceria com a Portugal NTN já dura há cinco anos. “Começamos a trabalhar no território, nos percursos pedestres, conhecemos os elementos do município e eles disseram que gostavam de ter uma parceria para fazer uma prova de trail. Dissemos desde logo que sim e avançamos com a primeira edição em 2017”, recordou João Neves da organização.

O Ansiães Douro Trail é muito mais que um evento desportivo. E que quem participa não vem sozinho. A família e os amigos comparecem em massa o que significa lotação esgotada da hotelaria e da restauração.  “Nem toda a gente vem para competir. Para competir vêm os atletas que participam nos nacionais. Quem participa não vem sozinho, pois trazem a família e os amigos e toda esta gente ou participa numa actividade, pois para além do trail longo ou curto temos uma caminhada, ou vem apenas para receber os seus atletas na meta. Toda esta gente passa um fim-de-semana diferente em Trás-os-Montes. O nosso território tem muito para oferecer a nível da gastronomia, da cultura, a simpatia do nosso povo e toda a paisagem deslumbrante que tem Carrazeda com vista para o rio Douro”.

Quem participa tem a oportunidade única de conhecer o Castelo de Ansiães ou o Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património Mundial. “Este percurso começa na vila de Carrazeda de Ansiães, atravessa os pomares até ao Castelo de Ansiães, com uma paisagem lindíssima. Depois, atravessam várias freguesias e entram no Douro com as vinhas a perder de vista e as margens do Douro. Quando sobem têm a zona de pinhal e mais pomares”.

Os padrinhos também ajudam a dar visibilidade à prova. São eles o ultramaratonista João Oliveira e a atleta Flor Madureira.

As inscrições terminam no dia 25 de Setembro e estão limitadas a 100 participantes no Trail Longo (29 km), 150 no Trail Curto (16,4 km) e 150 na caminhada (11 km).

 

Jornalista: 
Susana Madureira