Qua, 27/11/2024 - 10:38
O piloto Flávio Gomes, mais conhecido como Touças, terminou o Campeonato Nacional de Trial 4x4 na terceira posição da categoria Super Proto. O brigantino chegou a liderar a prova de resistência, mas uma avaria não permitiu que Touças pontuasse na derradeira prova, que se disputou, no domingo, em Loderlo, no Município de Paredes, distrito do Porto.
O piloto transmontano venceu o prólogo da última prova do Campeonato Nacional de Trial 4x4 e as perspectivas para a prova de resistência eram as melhores. Touças somou instantaneamente cinco pontos e liderava a corrida, que nestas condições sagrava-se campeão nacional de Super Proto, mas uma avaria na tracção dianteira começou a tornar o sonho em pesadelo. “A prova começou bem, ficámos em primeiro lugar no prólogo e garantimos logo cinco pontos. Começámos a resistência e a partir das duas horas começaram os problemas. Fiquei sem tracção à frente, depois tinha que andar a abusar do carro para tentar subir a motor em vários sítios. A determinada altura tive um deslize, onde bati levemente contra um eucalipto e partiu-se uma peça”, lamentou o piloto da Tábô Team 4x4.
Depois de resolver os problemas mecânicos, Touças ainda voltou à pista. No entanto, não chegou a tempo de pontuar. “Fomos às boxes soldar vários materiais, para colocar o carro a trabalhar. Ainda conseguimos resolver a situação, mas já cheguei três minutos depois à meta e a prova foi anulada”, referiu.
Touças e o navegador Cristiano Fernandes encerraram a participação no Campeonato Nacional de Trial 4x4 na terceira posição de Super Proto e no quinto lugar da classificação de Absoluto. O piloto brigantino vai agora fazer os ajustes necessários no jipe, para tentar conquistar o título nacional na próxima edição. “Foi um ano muito intenso, onde surgiram diversas avarias. Também o carro é praticamente novo, agora já temos quase tudo resolvido. Vamos fazer uma manutenção, pintar o carro, que ainda nunca foi pintado, e vamos lutar para o ano outra vez”, sublinhou.
A adrenalina todo-o-terreno da competição nacional de Trial 4x4 regressa em Março, do próximo ano, a primeira prova será em Valongo, no distrito do Porto.
Foto: Campeonato de Portugal Trial 4x4