Testes à SIDA em Macedo de Cavaleiros são projecto pioneiro no país

PUB.

Sex, 22/01/2010 - 09:57


Em breve os testes do VIH-Sida serão alargados a todos os Centros de Saúde do país. A intenção parte da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida. Já foram realizadas experiências-piloto e o sucesso das mesmas leva a coordenação a dar este passo. Em Macedo de Cavaleiros, há dois anos que o Centro de Saúde sai à rua para realizar estes testes gratuitos, em parceria com o CAD de Bragança, junto da comunidade, tendo em conta especialmente a população escolar.  

“Uma das ideias da nossa equipa é poder fazer estes rastreios pelo menos mensalmente.”

Com esta medida da Coordenação Nacional, os testes podem chegar ao Centro de Saúde ainda mais cedo que o previsto.

Ana Sofia Coelho, enfermeira da equipa de saúde comunitária do ACES Nordeste, explica em que consiste este teste rápido ao VIH-Sida.

“Um teste rápido, como o próprio nome indica, com uma pequena picada. Numa análise de sangue verificamos a positividade ou não”explica, garantindo que este tipo de rastreios “são importantes, não só para fazermos um diagnóstico de situação ao VIH/Sida do concelho mas para os jovens ficarem alertados sobre as doenças sexualmente transmissíveis”.

O objectivo do alargamento dos testes VIH-Sida aos Centros de Saúde é o de facilitar o diagnóstico da doença, uma vez que este apenas é feito nos Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce e nos hospitais.

Os testes serão sempre realizados de forma voluntária, a pedido dos utentes, de enfermeiros ou de médicos.

Escrito por CIR