PUB.

Ténis-de-Mesa: João Geraldo e Rita Fins no Campeonato da Europa Individual na Polónia

PUB.

Ter, 22/06/2021 - 12:01


João Geraldo e Rita Fins, atletas de Mirandela, integram a comitiva portuguesa que, a partir de hoje, participa no Campeonato da Europa Individual de Ténis de Mesa em Varsóvia, na Polónia, até ao próximo domingo.

em Varsóvia, na Polónia, até ao próximo domingo.

Geraldo teve uma época de sonho, sagrando-se campeão da Liga francesa, pelo Loups d´Angers, a equipa que representa desde 2018, e também foi campeão nacional individual em Portugal.

O mesatenista está focado em fazer um Europeu de nível elevado. “Estou com muita confiança e com muita vontade de competir internacionalmente e nada melhor que o europeu onde estão os melhores de cada país. Quero continuar a jogar com bom nível e continuar a evoluir para aprender”, disse.

Já quanto a medalhas, João Geraldo não esconde que sonha com a subida ao pódio, mas admite que será extremamente difícil. “O sonho de qualquer jogador é ser campeão da Europa ou chegar a uma medalha, mas é preciso ter os pés assentes na terra e perceber que o nível é muito equilibrado e podemos perder logo na primeira ou na segunda ronda e depois ficamos desiludidos. Mas vou encarar o torneio com muita ambição, se não for assim não vale a pena lá ir. Tenho consciência que há jogadores bem melhores, que estão melhor posicionados no ranking e a probabilidade de isso acontecer é escassa”, confessou.

Para o presidente do CTM Mirandela, clube que formou João Geraldo e que continua atento à sua evolução, não restam dúvidas que estamos perante o melhor jogador português da actualidade. “Ele fez uma época extraordinária, foi campeão em França numa equipa que nunca tinha ganho o título. Fez um score de 22 vitórias e 4 derrotas e três delas aconteceram logo no início. Ele é, neste momento, o melhor jogador português”, afirmou Isidro Borges.

No sector feminino, Rita Fins também está no Europeu e a seleccionadora nacional justificou a sua chamada pela “enorme evolução que a atleta mirandelense tem tido nos últimos tempos, agora que já pode treinar a 100 por cento, após terminar o seu percurso académico”. Xie Juan considera que “já será um bom resultado a Rita ficar no top 32”.

O Campeonato da Europa individual de Ténis de Mesa decorre em Varsóvia, na Polónia, a partir de hoje e termina no próximo domingo. No sector masculino, para além de João Geraldo, vão estar presentes os atletas Diogo Carvalho, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia. Na prova feminina, para além de Rita Fins, a delegação portuguesa conta ainda com Fu Yu, Inês Matos, Leila Oliveira e Shao Jieni.

O Europeu esteve agendado para Setembro de 2020, mas foi adiado devido à pandemia Covid-19.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)