Superleague Formula: Parente vinga-se com vitória na Corrida 2 em Nurburgring

PUB.

Ter, 29/06/2010 - 01:30


A visita da Superleague Formula by Sonangol a Nurburgring para a quinta jornada do ano não começou de feição para os clubes portugueses, mas Álvaro Parente vingou-se ao levar o monolugar do FC Porto ao pódio na segunda corrida, enquanto o Olympiacos se sagrou Vencedor do Fim-de-semana.

 

A viagem à Alemanha para a quinta jornada da Superleague Formula foi atribulada para FC Porto e Sporting Clube de Portugal em termos de resultados. Depois de terem ficado fora da luta pelas melhores posições da grelha por meros centésimos, Álvaro Parente, do FC Porto, e Borja García, do Sporting, atacaram a primeira corrida de forma diferente.

Enquanto o Dragão disparou de 14º da grelha para nono, levando a cabo emocionante duelo com o PSV Eindhoven, o jovem Leão caía algumas posições face à partida. Mas se Borja García ainda logrou terminar em 12º somando importantes pontos, Parente viu o motor do seu monolugar calar-se após a troca de pneus e, apesar de ter voltado à pista em último, acabou por desistir com problemas de motor.

Um resultado que deixou o piloto português com amargo de boca, mas que o colocava na primeira linha da grelha para a Corrida 2, uma vantagem que Parente não negligenciou em momento algum ao longo de todos os segundos 45 minutos de competição. O piloto dos Azuis e Brancos disparou para a liderança da corrida mal as luzes verdes se acenderam.

Sem problemas na paragem nas boxes, ao contrário do que aconteceu em outras rondas, Parente voltou à pista depois da obrigatória troca de pneus na frente da classificação para se defender de forma exímia dos fortes ataques de Franck Montagny, do Girondins de Bordeaux, que se fizeram sentir até à bandeira de xadrez e, assim, conquistar a sua primeira vitória da época, a segunda na Superleague Formula depois de se ter estreado no Circuito do Estoril no ano passado também com um triunfo. No terceiro lugar, mas sempre longe da disputa dos dois primeiros, ficou precisamente o antigo piloto dos Dragões. Tristan Gommendy levou o monolugar do Galatasaray ao primeiro pódio da época.

Enquanto isso, o Sporting Clube de Portugal também melhorava o seu resultado. Borja García conseguiu levar o carro dos Leões ao sétimo posto final depois de um fim-de-semana complicado.

Já o Olympiacos esteve em excelente plano. Uma semana depois de ter conquistado o segundo triunfo da época, e logo na Super Final de Jarama, Chris van der Drift repetiu o feito e levou para casa o cheque de 100.000 euros atribuído ao Vencedor do Fim-de-semana em cada uma das jornadas da Superleague Formula. Atrás do clube grego ficaram o RSC Anderlecht, de Davide Rigon, e o AC Milan de Yelmer Buurman, um pódio com os mesmos protagonistas da Corrida 1, mas dessa feita com o clube italiano a ter levado a melhor sobre o clube belga e o grego.

Álvaro Parente, FC Porto - Vencedor Corrida 2
“Foi um bom resultado apesar do fim-de-semana não ter começado da melhor maneira, mas é sempre bom ganhar. Arrancámos da frente, que torna tudo mais fácil, e também me senti mais confortável com o carro, principalmente com o primeiro conjunto de pneus. Felizmente, desta vez a paragem nas boxes correu bem, foi a melhor do ano! Mostrou que vale a pena trabalhar alguns aspectos. Contudo, o segundo conjunto de pneus não me permitiu rodar ao mesmo nível e acabei por ter de me esforçar mais para ganhar.”

Borja García, Sporting Clube de Portugal
“Aconteceu-nos a mesma coisa que na primeira corrida; não conseguimos aguentar o ritmo com o primeiro conjunto de pneus e melhorámos um pouco com o segundo conjunto. Noutros circuitos o carro fica melhor com pneus usados do que com novos, mas aqui é um pouco ao contrário. Nem tudo correu como queríamos neste fim-de-semana, mas pelo menos somámos pontos, o que é importante.”

Classificação Geral 2010 (após Round 5 Corrida 1)

Pos.

Equipa
Pontos

1
19
TOT - Tottenham Hotspur
341

2
3
ACM - AC Milan
313

3
8
AND - RSC Anderlecht
275

4
10
BAS - FC Basel
262

5
9
OLY - Olympiacos CFP
251

6
22
ASR - AS Roma
234

7
7
FLA - Flamengo
227

8
1
LFC - Liverpool FC
187

9
16
FCP - FC Porto
157

10
14
COR - Corinthians
154

11
2
SCP - Sporting Clube de Portugal
148

12
33
GDB - Girondins de Bourdeaux
139

13
18
SEV - Sevilla FC
130

14
24
BEI - Beijing Guoan FC
129

15
4
GAL - Galatasaray SK
118

16
69
LYO - Olympique Lyonnais
117

17
15
ATM - Atlético de Madrid
106

18
5
PSV - PSV Eindhoven
70