Sub-Região de Saúde de Bragança melhora qualidade dos Centros de Saúde

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Ter, 04/03/2008 - 08:10


A maioria das reclamações dos utentes dos centros de saúde incide sobre o atendimento administrativo. Segundo a sub-região de saúde de Bragança, as unidades do distrito não são as que registam maior número de queixas.

No entanto, ultimamente têm aumentado as reclamações no atendimento médico, sobretudo por causa da marcação de consultas e às vezes pelo adiamento. Berta Nunes, coordenadora da sub-região de saúde de Bragança afirma que, “até se podem avisar os utentes e normalmente esse é um procedimento que é recomendado, mas pode acontecer que o médico por exemplo só avise na mesma manhã em que devia estar a dar consultas e nessa altura é complicado”. Berta Nunes esclarece ainda que “o problema nem é que não sejam avisados, o problema é que se marcar a consulta dali a dois meses é evidente que isso é um transtorno grande porque ele tinha a consulta para aquela altura”. É precisamente por aqui que vai ser iniciado o projecto de melhoria da qualidade dos centros de saúde em Bragança. Vai ser produzido um manual para uniformizar procedimentos, nomeadamente no que diz respeito ao atendimento dos utentes. Berta Nunes refere que, “todos os procedimentos que são de rotina e muito frequentes nos centros de saúde vão ser trabalhados pelas equipa e vai definir-se como é que esse procedimento deve ser realizado e isso vai ser discutido por todos os profissionais”. Todos estes procedimentos vão ser compilados num manual que depois vai estar acessível on-line para todos os profissionais. Para além disso, este projecto de qualidade visa também ajudar a organizar os locais de trabalho. “Em termos de facto das pessoas saberem onde é que estão os documentos, porque muitas vezes temos alguns profissionais que têm alguma dificuldades em organizar o seu local de trabalho”, explica Berta Nunes. “Neste projecto depois da construção dos manuais vamos fazer esse trabalho nos centros de saúde que é organizar os postos de trabalho”, acrescenta a coordenadora.  Projecto de melhoria da qualidade dos centros de saúde arrancou ontem.Para já, todos os profissionais estão a ser ouvidos sobre esta matéria e o manual deverá estar concluído dentro de um ano.