SUB de Mogadouro deve abrir ainda este ano

PUB.

Seg, 23/06/2008 - 09:16


Mogadouro deverá ter Serviço de Urgência Básica a funcionar até ao final deste ano. Trata-se da readaptação do antigo Serviço de Atendimento Permanente da vila, cujas obras estão quase concluídas. Falta também colocar médicos que assegurem o serviço as 24 horas por dia.

  

A restauração do antigo SAP de Mogadouro custou cerca de 250 mil euros entre obras de adaptação e novos equipamentos. Vão dispor de sistema de triagem de Manchester, laboratório de análises, Raio-X, gabinetes médicos e sala de observação, com novos equipamentos auxiliares de diagnóstico.

 

De momento estão já a ser contratados médicos para este serviço de urgência. “Neste momento estamos a contratar médicos de forma a que até ao final do ano tenhamos a equipa consolidada, para que o SUB funcione de acordo com as exigências de um serviço de urgência básica”, explica Berta Nunes, coordenadora da sub-região de saúde de Bragança.

 

Berta Nunes adianta que já há contactos com um médico vindo de Moçambique e outro dos países de Leste. “Temos um médico que veio de Moçambique com bastante experiência que pode vir a integrar a equipa, temos um médico de leste e temos médicos portugueses que são a maioria”, afirma a coordenadora salientando que “apesar de tudo estes médicos de fora são um grande apoio, mas a nossa equipa base são os médicos do distrito que têm muita experiência e certamente farão um bom trabalho”.

 

O Serviço de Urgência Básica mogadourense terá de ter dois médicos em permanência, com o respectivo pessoal de enfermagem durante 24 horas e vai servir os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso e Freixo de Espada à Cinta.

  

Mogadouro deverá ter Serviço de Urgência Básica em funcionamento até ao final deste ano.