SPA pode salvar Estalagem

PUB.

Ter, 25/11/2008 - 08:25


O novo SPA de Alfândega da Fé, aberto ao público há uma semana, poderá ser a salvação para a Estalagem da Serra de Bornes, que agora passou a chamar-se Hotel SPA de Alfândega. Esta é a convicção do presidente da Câmara, João Carlos Figueiredo, que passou sete anos a ver a Estalagem a dar prejuízos sucessivos, à ordem de 100 a 150 mil euros por exercício.  

O autarca admite, no entanto, que seria difícil pôr a unidade hoteleira a ter saldo positivo sem ter outros motivos de interesse. “É impensável aquela unidade ser rentável enquanto não tivesse um complemento deste género possibilitando a permanência dos utentes” refere o autarca, salientando que “ninguém vem uma semana para ver paisagem”.

 

João Carlos Figueiredo acredita que “isso pode ser invertido, ainda que isso só não chegue e por isso já estamos a trabalhar noutro tipo de complementos”.

Esses complementos poderão passar por rotas de moto-quatro, passeios de burro, descidas do rio Sabor em canoa, entre outros desportos de aventura.

 

Mas o autarca de Alfândega defende também mais união entre as várias estruturas turísticas da região, de modo a que possam ser criadas redes que mantenham o turista vários dias.

“Lamento que ao longo destes anos não tenha surgido uma conjugação de iniciativas circunscritas a toda a região”. Para o autarca “esta é a grande falha” e considera que “as unidades não podem subsistir só por si”. Por isso, defende “uma organização que dinamize as unidades que têm estado de costas voltadas”.

 

João Carlos Figueiredo diz ainda que chegou a hora dos privados começarem a promover algumas iniciativas próprias, para complementar os investimentos públicos.