Qui, 06/05/2010 - 10:51
A firma queixava-se que a perfuração da Serra do Marão estava a interferir com as captações de água e prejudicar o negócio.
O julgamento do caso ainda decorre no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, mas no mês de Março o Tribunal Central Administrativo do Norte levantou a suspensão provisória às obras, impondo várias condições para não prejudicar a empresa das águas.
O primeiro-ministro entrou hoje nos trezentos e poucos metros já escavados e ali mesmo voltou a realçar as vantagens da obra para Trás-os-Montes e para a redução da sinistralidade verificada no IP4.
Mas não só.
“É que pela primeira vez se faz justiça com Trás-os-Montes e considera-se que deve ter o mesmo acesso às condições e oportunidades que todo o país tem. Ao ligarmos o Marão por túnel estamos a ligar os de cá e os de lá do Marão e pomos de lado a ideia que para cá do Marão mandam os que cá estão.”
Também o ministro das Obras Públicas, António Mendonça colocou a tónica nas vantagens do Túnel do Marão, que vai dar um novo conteúdo à ideia de país real.
“O país real é, cada vez mais, um país dinâmico e preocupa-se com as gerações futuras”, disse, sublinhando que “não é uma despesa, é um investimento”.
Só que os seis meses que a obra esteve parada causaram prejuízos à concessionária Auto-estradas do Marão.
E o presidente do Conselho de Administração, Francisco Silva, não se esqueceu disso durante o seu discurso.
“Seis meses de atraso que tiveram um impacto nefasto em toda a região, para o país e para o emprego”, disse, destacando impactos directos “sobre mais de 400 postos de trabalho que podiam já ter sido mobilizados”.
O Túnel do Marão terá cinco quilómetros e seiscentos metros de extensão.
A escavação está a avançar cerca de oito metros por dia em cada uma das quatro bocas.
O túnel faz parte de uma auto-estrada de 30 quilómetros de extensão, que vai ligar Amarante a Vila Real.
Prevê a criação de 1300 postos de trabalho, deve estar concluída em 2012 e representa um investimento de 373 milhões de euros.
Escrito por CIR