Socialistas acusam PSD de jogar sujo em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 29/07/2009 - 09:25


A comissão concelhia do PS de Macedo acusa o PSD de estar a dificultar às outras forças políticas a constituição de listas para as eleições autárquicas. Em conferência de imprensa, os socialistas dizem mesmo que em Macedo de Cavaleiros a democracia está a ser posta em causa.  

Por norma, as listas às freguesias são constituídas por 14 elementos mas, segundo Rui Vaz, o presidente da concelhia do PS e candidato à câmara, está a haver uma recolha desenfreada de assinaturas por parte dos sociais-democratas.

“Constatamos no terreno que há situações com mais de 40 assinaturas recolhidas, quando sabemos que o juiz só aceita 14. As próprias pessoas que assinam o documento não o fazem de forma esclarecida, porque não podem fazer todas parte da lista. Só podemos mostrar a nossa indignação por esta forma pouco democrática deste processo”, diz Rui Vaz.

Mesmo com estes alegados entraves, o PS garante que está a conseguir a constituir listas nas freguesias, já tendo recolhidos os nomes na maior parte das 38 freguesias.

Rui Vaz avança as freguesias de Vale Benfeito, Vale Prados e Vinhas como exemplos onde existem situações do género.

Garante no entanto que esta suposta jogada política não vai levar o PS a perder as eleições.

“Nem é isso que nos preocupa, porque há oito anos o PS ganhou 25 freguesias e perdeu as eleições.”

Para além das dificuldades na formação de listas, o candidato do PS refere outras formas que alegadamente o PSD tem para angariar membros.

“Além de haver situações de ofertas de emprego”, denuncia Rui Vaz. “A câmara de Macedo tem 300 pessoas a trabalhar mas teriam de ser o triplo para dar emprego a tanta gente a quem já se prometeu. E depois temos situações de alguma chantagem”, diz ainda.

O presidente da concelhia laranja responde que a constituição das listas às freguesias é da responsabilidade dos candidatos.

“Apenas posso dizer que tenho candidatos em todas as freguesias. O trabalho de elaboração das listas está entregue a cada um dos candidatos. Como ainda não foi recepcionada nenhuma lista, não posso fazer comentários. Parece-me que é uma desculpa de quem está a ter extremas dificuldades em organizar listas no concelho de Macedo de Cavaleiros.”

Quanto à questão dos empregos, Carlos Barroso diz que isso não é desculpa para “falhanços na elaboração de listas”.

“Quem neste momento está no Governo é o PS. Temos conhecimento de algumas coisas mas não será isso que servirá de desculpa para qualquer falhanço na elaboração de listas.”

O PSD desmente ainda que haja pressões para que determinados elementos incorporem a lista laranja.

Escrito por CIR