Qua, 01/07/2009 - 08:12
“Quer pelo trabalho desenvolvido no instituto quer mesmo pela candidatura ganhadora que Bragança teve ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a minha candidatura fará todo o sentido no processo dessa continuidade do trabalho desenvolvido e na afirmação que o IPB conseguiu a nível nacional e, nomeadamente, no CSISP.”
O acto eleitoral ainda não tem data marcada mas Sobrinho Teixeira espera que se realize em breve.
“Competirá ao Conselho Geral e ao seu presidente desencadear o processo de eleição do novo presidente do IPB”, uma vez que o mandato terminou na segunda-feira. “Os três anos passaram, assegurarei funções até à tomada de posse” de quem vier a ser eleito, diz Sobrinho Teixeira.
A revelação foi feita esta terça-feira, à margem da cerimónia de tomada de posse de Dionísio Gonçalves como presidente do Conselho Geral do IPB.
Este é um órgão com 25 elementos e Dionísio Gonçalves foi eleito precisamente há um mês com 85 por cento dos votos.
Recorde-se que Dionísio Gonçalves comandou os destinos do IPB durante cerca de 20 anos e volta agora para assumir novas funções, num mandato de quatro anos.
“Fundamentalmente é uma grande responsabilidade de fazer a ligação da comunidade à escola e da escola à comunidade. O Conselho Geral no seu todo é o grande instrumento de desenvolvimento estratégico do IPB. Tem como missão aprovar os planos de desenvolvimento anuais… tudo o que diz respeito à vida da instituição passa pelo acordo deste órgão, que tem uma importância estratégica muito grande para o desenvolvimento deste instituto.”
Segundo o antigo presidente do IPB, o Conselho Geral tem, também, por missão, “evitar que as escolas fiquem fechadas em si mesmas e se abram ao público”.
Para além do presidente do Conselho Geral, também os presidentes das cinco escolas (Agrária, Educação, Tecnologia e Gestão, Saúde e Comunicação, Turismo e Administração) foram empossados, depois de terem sido recentemente reeleitos.
Escrito por Brigantia