Sindicato da Construção exige recomeço das obras do túnel do Marão

PUB.

Qui, 15/07/2010 - 10:49


O Sindicato da Construção de Portugal vai apresentar ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel um pedido de audiência para apelar ao levantamento da suspensão das obras do Túnel do Marão, decretada no passado mês de Junho. Se não resultar, segue-se uma manifestação junto ao tribunal.

 

O anúncio foi feito, ontem, pelo presidente do Sindicato, Albano Ribeiro, junto à entrada nascente do túnel:

“Em termos institucionais vamos pedir, com carácter de urgência, audiência ao juiz e procurar sensibilizá-lo no sentido de que essa reabertura é necessário. Se não fiar, vamos fazer uma manifestação, porque há muitos subempreiteiros que se vão deslocar ao tribunal para, de forma ordeira, exigir a reabertura dos túneis.”

O Sindicato da Construção de Portugal espera que o juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel tenha em conta a situação precária dos cerca de 400 trabalhadores que estão parados desde então, para além dos prejuízos somados pelas empresas envolvidas na construção do Túnel do Marão:

“Estamos a falar de cerca de 300 postos de trabalhos directos mas indirectos são cerca de 500 trabalhadores. Ao todo, serão mais de mil postos de trabalho. E são milhares e milhares de euros de prejuízos diariamente.”

Recorde-se que as obras do Túnel do Marão estão suspensas desde 6 de Junho, por decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel.

Mas esta é já a segunda paragem. A primeira durou meio ano e apenas terminou no início de Maio, quando o Tribunal Administrativo Central do Norte decidiu o levantamento provisório da interrupção dos trabalhos.

No entanto, a decisão de Junho do Tribunal de Penafiel é a que prevaleceu, encontrando-se novamente os trabalhos parados.

Em causa, duas providências cautelares interpostas pela empresa Águas do Marão, que teme que as perfurações na Serra do Marão tenham impacto na qualidade das captações.

Escrito por CIR