Silvano teme encerramento da linha do Tua se relatório final apontar para investimentos avultados

PUB.

Sex, 29/08/2008 - 08:56


O presidente da câmara de Mirandela, José Silvano, receia que o relatório final do inquérito ao acidente na linha do Tua possa vir a ter como consequência o encerramento definitivo daquela via, caso venha a concluir que existe a necessidade de um forte investimento.  

De qualquer forma, o também presidente da administração da Metro de Mirandela diz que está expectante na determinação do ministro Mário Lino em recorrer a todas as entidades para encontrar soluções para a linha.

 

“O ministro decidiu que queria um inquérito conclusivo em 30 dias e que permitia o recurso a todos os meios especializados para que se fizesse uma avaliação real das causas” afirma o autarca. Com esta posição “eu espero que o ministro diga depois que é preciso investir vários milhões de euros na segurança e consolidação da linha e em carruagens e material circulante” acrescenta José Silvano. “Se assim for, é óptimo, mas espero que não seja o contrário e chegar à conclusão que a linha já não está solidamente implantada e que portanto é melhor fechar”, conclui.

 

José Silvano está disposto a abdicar do serviço que presta à CP se a investigação concluir que as carruagens do Metropolitano Ligeiro de Mirandela não são adequadas a esta linha centenária.

O autarca rejeita também que se invoque a construção da barragem de Foz Tua para encerrar a linha.

José Silvano reclama para os transmontanos uma linha-férrea capaz de desencravar e desenvolver a região, com ligação a Bragança, desactivada há 16 anos, e à Puebla de Sanábria, em Espanha.