Semana Europeia da Mobilidade com programa diversificado

PUB.

Qua, 17/09/2008 - 08:23


Bragança voltou a aderir este ano à Semana Europeia da Mobilidade. A iniciativa já está a decorrer e culmina na próxima segunda-feira, dia 22, com o Dia Europeu Sem Carros. A edição deste ano tem como lema “Ar Puro Para Todos” e conta com um programa diversificado.  

Durante o dia de hoje irá ser colocada sinalética específica em espaços verde da cidade para que “estejam ainda mais limpos”, explicou o vice-presidente da Câmara, Rui Caseiro. O programa prossegue no dia 18 com a realização de um rastreio cardiológico, entre as 10 e as 17 horas, na Praça Cavaleiro de Ferreira, “para as pessoas saberem como andam de saúde”, continuou. As acções de sensibilização continuam no dia 19 com a entrega de material de educação ambiental às diversas escolas do concelho. No fim-de-semana realizar-se-á um EcoPeddyPaper, sábado, no centro da cidade, e o domingo será preenchido com um passeio de cicloturismo que arranca às 10 horas do Teatro Municipal da capital de distrito. A Semana da Mobilidade encerra com o já tradicional Dia Europeu sem Carros, no dia 22, que levará a algumas limitações na circulação rodoviária. “À semelhança de anos anteriores, faremos restrição ao tráfego da zona histórica da cidade, ou seja, da zona mais central”, explicou ainda Rui Caseiro.

Para o vereador não faria sentido Bragança ficar de fora de uma iniciativa como esta, uma vez que a boa qualidade ambiental da cidade é promovida. “Sendo Bragança uma cidade que se relaciona bem como o ambiente e sendo essa uma vertente que temos explorado ao longo dos tempos, não faria sentido estarmos de fora de um evento desta natureza em que se tenta promover a qualidade ambiental das cidades”, sustenta.

 

Em matéria de ambiente o vice-presidente da Câmara destaca ainda que nos testes de qualidade do ar realizados mais recentemente, a cidade tem registado valores inferiores aos admitidos por lei e que também a Linha Azul, com autocarros ecológicos, tem sido mais utilizada. “Tem havido crescimento porque a Linha Azul é uma linha muito bem concebida na medida em que satisfaz os nossos equipamentos colectivos de maior importância na cidade”, revelou.

 

Refira-se ainda que na próxima segunda-feira, o Dia Europeu Sem Carros, as restrições ao trânsito no centro da cidade vão decorrer entre as 9 e as 17 horas.

A circulação é assegurada pelos transportes públicos que vão ser gratuitos em todo o concelho.