Semana do Caloiro vai ter componente solidária e Santos e Pecadores em Bragança

PUB.

Seg, 25/10/2010 - 10:55


Com os cortes nos apoios sociais, os estudantes de ensino superior já se começam a ressentir. Por isso, a semana de recepção ao caloiro do Instituto Politécnico de Bragança vai ter este ano uma componente solidária.

O desemprego está a deixar cada vez mais alunos do Instituto Politécnico de Bragança em dificuldades. E numa altura de festa como a semana do caloiro, que este ano decorre de 9 a 13 de Novembro, a Associação Académica decidiu tomar medidas para que ninguém ficasse de fora do acolhimento aos novos alunos.

 

“Já temos indicações de alguns alunos com dificuldades, que não vão ao evento por não terem dinheiro para o evento. Vamos ajudar alguns alunos com as propinas e com a pulseira para o evento. Não queremos que se sintam desintegrados”, explica Rui Sousa, o novo presidente da Associação Académica do IPB, que garante que os pedidos de ajuda têm aumentado entre a comunidade estudantil de Bragança. Por isso, este ano não haverá aumento do preço dos bilhetes.

 

“Só extra-cartaz gastamos 20 mil euros e comidas, dormidas e licenças. Vamos manter o preço em 28 euros para estudantes e descer para os não-estudantes de 38 para 35. Compensa comprar a pulseira, já que se poupam 14 euros. Os bilhetes diários custam, o mais barato cinco euros (sete para não-estudantes) e 11 euros o mais caro (13 para não-estudantes.”

 Ao todo, a Associação Académica prevê gastar cerca de 85 mil euros com os cinco dias de festa. Mas o representante dos estudantes lamenta a falta de apoios, sobretudo da autarquia, que o vai obrigar a adiar um sonho.

“Temos uma verba muito limitada para as nossas ambições. Queríamos trazer uma banda internacional mas sentimos que há falta de apoios e não conseguimos chegar lá.”

 

Assim, a semana de recepção ao caloiro de Bragança abre com a bênção dos caloiros e uma actuação das quatro tunas da região, na terça-feira, 9 de Novembro.

 

Quarta-feira é a vez de Orelha Negra, quinta actuam os Nu Soul Family, que integram o rapper Sam the kid. Para sexta-feira, 12 de Novembro, está previsto o desfile de caloiros e o arraial popular, este ano sem Quim Barreiros mas com Georges Canário, Rosinha e Ympério Show.

 

Os Santos e Pecadores fecham a semana de recepção ao caloiro de Bragança, juntamente com um tributo aos Metallica.

 Todos os concertos decorrem no Nerba.No final de cada dia há ainda a actuação de Disc Jokeys convidados, alguns deles alunos do próprio IPB.

Outra das novidades é a presença de três palcos no recinto, que contará ainda com dez barracas.

  

A organização espera cerca de 15 mil pessoas ao longo dos cinco dias de concertos.

Escrito por Brigantia