Selecções de remo e canoagem podem vir a treinar na Congida

PUB.

Qui, 15/04/2010 - 09:58


Freixo de Espada à Cinta quer cativar as selecções europeias de remo e canoagem para fazerem estágios na região e estimular a procura turística das arribas do Douro. O vice-presidente da câmara de Freixo, revela que o projecto já está em andamento.  

“Queremos aproveitar as condições que a Congida tem para a prática de desportos náuticos para que selecções de remo e canoagem possam utilizar aquele espaço para estágios e treinos” adianta Pedro Mora, acrescentando que no projecto da Congida “ainda há mais duas fases a executar e uma delas passa pela criação de uma fluvina que vai permitir a pratica de canoagem e remo”.

 

Segundo Pedro Mora, seria a antiga aldeia dos trabalhadores da barragem de Saucelle a servir de dormitório para as selecções que escolham a região para estagiar, até porque aquela zona tem condições únicas para a prática desportiva.

“Temos boas condições climatéricas e do próprio rio e por isso é importante que dinamizemos as práticas de remo” salienta. “A Aldea Duero aparece como suporte para que as equipas que venham estagiar para esta zona, possam ficar alojadas nessa aldeia que acolheu os trabalhadores da barragem e tem todas as condições para que lá possam ficar” considera.

 

Neste momento são 190 camas mas a aldeia está preparada para receber 300.

Por outro lado, o número de visitantes ao concelho tem aumentado, sobretudo do lado espanhol.

Por isso, Freixo quer apostar agora nos turistas portugueses. “Temos cativado Espanha a vir ao encontro das Arribas, falta-nos agora cativar o lado português” refere, mas realça que “nos passeios da Congida La Barca, em 2005, a cada 10 passageiros nove eram espanhóis. Neste momento, os dados que temos dizem que metade é de Espanha e a outra metade de Portugal”. Pedro Mora salienta que “não diminuiu a procura de Espanha, mas aumentou a de Portugal”.

 

Este poderá ser apenas o ponto de partida para um projecto maior, também no âmbito desportivo. Mas, sobre isso, Pedro Mora prefere evitar comentários, para já.

Escrito por Brigantia