Segunda língua oficial de Portugal já tem dicionário ilustrado

PUB.

Qui, 21/02/2008 - 08:17


 Aí está o primeiro dicionário ilustrado de mirandês. Intitula-se “Las mies purmeiras palabras an mirandes” e surge para comemorar o dia internacional da língua materna que hoje se assinala. A iniciativa parte do centro de estudos António Maria Mourinho, em Miranda do Douro, em colaboração com os professores da segunda língua oficial de Portugal.

Duarte Martins, um dos autores refere que esta é mais uma ferramenta de trabalho para o ensino desta língua minoritária.  “É um dicionário ilustrado, básico, deve ter umas 500, 600 entradas, e foi feito a pensar nos professores e nos alunos de mirandês, principalmente no primeiro ciclo que aqui estão a aprender mirandês”, adianta o professor. Duarte Martins explica ainda que, “tem uma função didáctica, não só apenas para os alunos mas para as pessoas que querem aprender ou conhecer o mirandês, um léxico assim mais básico”.

Este professor de mirandês sublinha que continuam a existir muitas lacunas no que diz respeito ao ensino do mirandês. “ Há aí uma lacuna a nível de materiais didácticos, de livros que na escolas não há, e vai de certa forma colmatar essa lacuna, não é muito mas já é algo”, revela o docente. Duarte Martins garante que “há muito trabalho para fazer ainda nesta matéria, a nível de manuais escolares e é preciso que a gente se junte, tem que haver muitas pessoas nisto, gente entendida na matéria”.O primeiro dicionário ilustrado de mirandês vai ser dado a conhecer hoje, no dia internacional da língua materna e conta com uma tiragem de dois mil exemplares dos quais 400 vão ser distribuídos a título gratuito a todos os alunos da segunda língua oficial.

De referir ainda que o dia internacional da língua materna foi proclamado pela UNESCO em Novembro de 1999 e desde então é celebrada com o objectivo de divulgar o multilinguismo e a diversidade cultural.