Qui, 21/02/2008 - 08:17
Duarte Martins, um dos autores refere que esta é mais uma ferramenta de trabalho para o ensino desta língua minoritária. “É um dicionário ilustrado, básico, deve ter umas 500, 600 entradas, e foi feito a pensar nos professores e nos alunos de mirandês, principalmente no primeiro ciclo que aqui estão a aprender mirandês”, adianta o professor. Duarte Martins explica ainda que, “tem uma função didáctica, não só apenas para os alunos mas para as pessoas que querem aprender ou conhecer o mirandês, um léxico assim mais básico”.
Este professor de mirandês sublinha que continuam a existir muitas lacunas no que diz respeito ao ensino do mirandês. “ Há aí uma lacuna a nível de materiais didácticos, de livros que na escolas não há, e vai de certa forma colmatar essa lacuna, não é muito mas já é algo”, revela o docente. Duarte Martins garante que “há muito trabalho para fazer ainda nesta matéria, a nível de manuais escolares e é preciso que a gente se junte, tem que haver muitas pessoas nisto, gente entendida na matéria”.O primeiro dicionário ilustrado de mirandês vai ser dado a conhecer hoje, no dia internacional da língua materna e conta com uma tiragem de dois mil exemplares dos quais 400 vão ser distribuídos a título gratuito a todos os alunos da segunda língua oficial.
De referir ainda que o dia internacional da língua materna foi proclamado pela UNESCO em Novembro de 1999 e desde então é celebrada com o objectivo de divulgar o multilinguismo e a diversidade cultural.