A segunda edição do II Bragança Classic Fest abriu com concerto da Orquestra de Câmara de Viena

PUB.

Seg, 03/10/2022 - 10:18


Arrancou este fim-de-semana o II Bragança Classic Fest. Sexta-feira o concerto de abertura esteve a cargo da Orquestra de Câmara de Viena.

Depois do sucesso da primeira edição, muitos dos espectáculos estão este ano também esgotados. “Na primeira edição tivemos 2000 espectadores, o que é assinável para este género musical, caminhamos também para salas esgotadas nesta segunda edição, temos público para este festival”, afirmou o director do teatro. Apreciadores da música erudita e curiosos não quiseram perder a oportunidade de assistir aos primeiros concertos.

“Acho que é muito bom estas oportunidades que Bragança traz principalmente de música clássica, que sou bastante fã, e achei muito bons estes concertos, com certeza venho a semana inteira”, conta uma das espectadoras, que é estudante do Brasil no IPB.

“Estamos aqui uns dias de férias e vimos os concertos anunciados, como nos interessava bastante este tipo de música, tentámos comprar entradas, mas eram quase as últimas, mas felizmente conseguimos bilhetes”, conta uma turista que viajou de Madrid.

Segundo o director artístico do festival, Filipe Pinto Ribeiro, a programação procurou trazer músicos de renome, mas ao mesmo tempo concertos acessíveis, para incluir todos os públicos. “A ideia de todos os concertos do Bragança Classic Fest é proporcionar a conhecedores e a pessoas que não tiveram contacto com a música o mesmo nível de prazer e de experiência. Conseguimos isso com um reportório que não deixa de ser acessível e ao mesmo tempo exigente e com a maior qualidade possível. O público pode ouvir um grande violinista, um grande cantor, uma grande orquestra. A experiência aqui é pela qualidade e pela excelência chegar e tocar todos os públicos”, sublinhou.

João Cunha, director do Teatro Municipal de Bragança, considera que esta é “uma edição que vem consolidar o Bragança Classic Fest no panorama artístico cultural, regional, nacional e internacional até, porque são alguns dos músicos de primeira linha mundial”.

Nos três primeiros concertos do Bragança Classic Fest pode ouvir-se Mozart, Haydn e Paganini. O próximo concerto será quinta-feira, com a violinista ucraniana Diana Tishchenko e Filipe Pinto-Ribeiro na igreja de Santa Maria. Até 9 de Outubro há ainda mais três espectáculos para apreciar no II Bragança Classic Fest no teatro municipal e fora de portas. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro