Sebastien Loeb conseguiu sexto título mundial

PUB.

Dom, 25/10/2009 - 18:04


O francês Sebastien Loeb venceu hoje o Rally da Grã-Bretanha aos comandos do Citroen C4 WRC da Citroën Total e conquistou o seu sexto título no Campeonato do Mundo de Ralis.

 

Com esta, foram sete as vitórias que Loeb alcançou esta temporada, das 12 corridas disputadas entre asfalto e terra. Um título conquistado pela margem mínima de 1 ponto, suficiente para relegar Mikko Hirvonen para o segundo lugar e “roubar” a vantagem que o piloto filandês, trazia para esta prova.

"Foi uma temporada incrível", disse Loeb. "Fizemos um bom começo, logo perdemos tudo e vim aqui com um ponto de desvantagem para Mikko. Finalmente conseguimos e estou muito feliz, embora o Mikko tenha dado luta. Sei que no próximo ano será difícil.""Este foi um dos melhores títulos que eu ganhei, a luta foi intensa, chegou quase ao final do último rali. Foi incrível. Este ano tivemos bons e maus momentos, mas terminou com o triunfo. É uma sensação incrível! " Acrescentou Loeb.

Quanto ao piloto da Ford Focus RS WRC, Hirvonen e o seu co-piloto Jarmo Lehtinen foram rápidos a felicitar Loeb e Elena. Depois de seus problemas na penúltima etapa, Hirvonen conseguiu garantir o segundo lugar no último trecho de 22,51 quilómetros, e esteve mais perto de Loeb na luta pelo título, do que qualquer rival, mesmo Marcus Gronholm, em 2006.

"Bem, o capôt foi o nosso último problema, mas realmente perdi o rali ontem. Foi incapaz de encontrar o ritmo nas duas secções", disse Hirvonen. "Agora tenho que voltar a trabalhar no próximo ano e tenho que ser mais rápido. Mesmo assim, tem sido a minha melhor temporada. Foi um grande ano, mas também, naturalmente, uma grande decepção no final. "

Dani Sordo terminou em terceiro lugar, a apenas um segundo de Hirvonen, conquistando o derradeiro lugar do pódio e o terceiro lugar no Mundial de Pilotos com 64 pontos. "Foi um dia fantástico e um grande campeonato também, estou muito feliz", disse o espanhol. "Dei o meu melhor e foi atrás de tudo, mas infelizmente os tempos do Mikko e do Sebastien eram demasiado bons. Tentei apanhar o Mikko no final e gostei da minha luta com Petter, mas é claro que devo felicitar Sebastien."

Em quarto lugar e 21 segundos atrás de Sordo classificou-se Peter Solberg. O norueguês, vencedor quatro vezes do Rally GB, competiu pela Junior Team Citroën este fim de semana, e disse que estava satisfeito por terminar a época a lutar pelo pódio.

"Custou muito chegar até aqui, mas estou contente com este resultado", explicou. "O carro esteve bem, mas deveria ter feito mais testes com lama. De qualquer das maneiras, a minha progressão ao longo do rali foi bom e em geral todos os anos tem sido fantástico. A minha equipa fez um óptimo trabalho e eu quero uma vez mais agradecer à Citroen por me dar esta oportunidade. No entanto, o fim de semana poderia ter sido melhor, tivemos muito azar no sábado, e hoje eu tentei, sem sucesso, vencer Sordo, mas estou muito feliz. No próximo ano quero um carro que me permita atacar ao máximo. Espero lutar pelo campeonato. ", acrescentou Peter Solberg.

 

 

Depois de perder a primeira corrida da temporada, na Irlanda, Solberg terminou o ano em quinto lugar na classificação final com um total de 35 pontos.

MUNDIAL DE PILOTOS 2009

MUNDIAL DE MARCAS 2009