São Valentim mais moderno

PUB.

Seg, 14/02/2011 - 09:23


Hoje é dia de S. Valentim, o chamado dia dos namorados. No Nordeste Transmontano a tradição já não é o que era e as novas tendências começam a ganhar cada vez mais adeptos.  

“Trocamos presentes, roupa, peluches, perfumes, relógios” sugere Benedita Pereira. “Anéis, colares” contrapõe Diogo Alves. “Cartas já não se usam” diz Benedita.

“O pessoal de agora é diferente, já se namora mais à vontade, já não tem de ser pedir aos pais” refere Diogo.

 

Bem diferente do que acontecia noutros tempos.

“Era mais difícil, não era como hoje que aos 12 anos já andam a cavalo uns nos outros” afirma Sílvio Pinto acrescentando que antigamente “namorava-se às escondidas”.

“Era mais emotivo” considera Emília Vaz “Davam-se postais” explica.

 

A verdade é que cada vez mais há novas ofertas a pensar no dia dos namorados.

A moda do lencinho dos namorados e do beijo roubado às escondidas já lá vai. Hoje em dia o consumo tomou conta do dia de S. Valentim.

E, no Nordeste Transmontano, já se começam a quebrar tabus.

 

As lojas de lingerie, por exemplo, são de passagem quase obrigatória.

“Nota-se muita diferença, principalmente os homens neste dia compram sempre mais” refere Conceição Fraga, comerciante de pronto-a-vestir, salientando que neste dia “vendem-se coisas mais sexys, sobretudo langerie”.

 

Em Macedo de Cavaleiros há uma das poucas sex shop da região.

Luís Reimão admite que tem cada vez mais clientes.

“Nota-se que as pessoas vêm com um bocadinho de apreensão mas acabam por se desinibir” refere Luís Reimão acrescentando que “temos vendido algumas brincadeiras como slips comestíveis. Há também bolinhas explosivas e óleos de massagem afrodisíacos”.

 

Mas o dia de S. Valentim não era dia dos namorados sem uma rosa vermelha.

“Temos sempre arranjos especiais, mas a maioria das pessoas, sobretudo os homens procuram rosas vermelhas” salienta Sandra Guerra que para este dia reforça “sempre o stock”.

 

Para além disso, é habitual encontrar kits de presentes alusivos a este dia nas grandes superfícies comerciais e menus específicos com jantares à luz das velas em vários restaurantes transmontanos.

 

Quintas de turismo rural começam também a apostar em pacotes especiais para o dia dos namorados e nas perfumarias não faltam os pacotes especiais alusivos à data.

Uma massagem a dois em SPA é outra das sugestões que cada vez vai ganhando mais adeptos.

Escrito por Brigantia