Ter, 12/10/2021 - 08:59
As aulas do curso de organista litúrgico tiveram início este fim-de-semana e para já a escola conta com cinco alunos dos 5 aos 70 anos, mas devem ser abertas, novamente, inscrições, em breve.
A Escola de Música Nossa Senhora da Assunção oferece formação não só a organistas paroquiais que pretendam melhorar, mas também a curiosos de todas as idades que queiram iniciar o seu percurso neste instrumento
Sílvia Ramos, de Vila Flor, decidiu inscrever-se na escola aos 70 anos para tentar pela segunda vez aprender a tocar. “Gosto muito de música, de cantar, sempre gostei. Para mim está a ser um bocadinho difícil aprender certas coisas. Claro que não é à prineira que vou aprender”.
Alexandre Trigo também não quis perder a oportunidade de frequentar esta escola. Já tem algumas bases, mas quer aprofundar e acha que esta é uma excelente oportunidade. “Já toco, já sei acordes mas é preciso aprender além do saber prático. Aquilo que procuro nesta formação é a teoria daquilo que eu já sei do ouvido, que é para saber ler um pauta. Isso ajuda muito. Estas iniciativas são de louvar, sobretudo nestes meios, onde nunca chega nada. Para ter uma formação destas temos que estar inscritos num conservatório e temos isto aqui à porta por uma quantia simbólica”.
Samuel Monteiro, natural de Lisboa e a estudar em Aveiro, é organista titular do do santuário e professor de música. Entende que o projecto será benéfico para a zona e para o santuário. “Sentimos que é uma necessidade geral. Podemos ir para o Porto ou para Lisboa e temos escolas diocesanas mas estas pequenas aldeias e zonas mais isoladas precisam de ter mais atenção. É acima de tudo criar organistas para as paróquias, mas claro que há pessoas que podem simplesmente vir aprender”.
Nesta fase inicial, a Escola de Música propõe quatro cursos, dois de organista litúrgico - nível I e II, um curso livre de instrumento e um curso livre de teoria.
Escrito por Brigantia