Saneamento mais caro em Mirandela

PUB.

Ter, 29/06/2010 - 09:25


  As taxas dos resíduos sólidos e do saneamento vão aumentar no concelho de Mirandela. Aos consumidores vai ser aplicando o princípio de poluidor/pagador, ou seja, quem mais gastar na factura da água, mais vai pagar. Para a autarquia, e em tempo de crise, trata-se de uma maior justiça social e de sustentabilidade dos serviços prestados.

Segundo o autarca de Mirandela, o município não pode continuar a suportar grande parte desta despesa. A recolha e tratamento de resíduos sólidos e saneamento, custa à Câmara 1 milhão e 800 mil euros por ano. Deste número apenas recebe dos munícipes cerca de 900 mil euros. Agora, quem mais poluir, ou seja mais água gastar na sua factura mensal, mais vai pagar. José Silvano diz mesmo tratar-se de uma maior justiça social e explica porquê.

“Até aqui tínhamos uma taxa fixa independentemente da quantidade de lixo que cada um produzia e das águas residuais que cada um realizava. É o princípio de poluidor-pagador”, diz.

Ora, dentro do princípio da sustentabilidade do sistema, a autarquia realizou um estudo aos consumos de água no concelho e apurou que cerca de 10 mil consumidores verão a sua factura diminuir no valor e 5 mil serão de facto aumentados. A autarquia espera arrecadar cerca de trezentos mil euros anuais a mais com esta medida. O autarca salienta que em tempo de crise é preciso equilibrar as contas da autarquia.

“Aumenta cerca de 300 mil euros anuais. Passa de 900 para 1,2 milhões de cobrança mas ainda faltam 600 mil para atingirmos o que produzimos e pagamos às empresas. Não é uma boa notícia em tempos de crise mas a câmara tem menos 7,5 por cento de orçamento só do Estado.”

O aumento das taxas foi aprovado na passada sexta-feira em Assembleia municipal, com o voto contra da CDU, a abstenção do CDS e PS.

Fernando Pilão da CDU, não compreende os números apresentados pelo executivo.

“Dá ideia que cinco mil vão pagar pelos outros todos. Não conhecemos os estudos apresentados”, diz.

Já Luís Sousa, do CDS, explica a abstenção da sua bancada com “um esperar para ver”.

“Deixamos em aberto porque a própria proposta refere que durante o mandato pode haver mais ajustamentos. Aí veremos se são justos ou não e votaremos contra.”

O Partido Socialista concorda com o princípio de poluidor pagador, mas critica a forma como está a ser feito o tratamento das águas nas etar´s.

“Vamos pagar as águas pluviais, que ainda não são separadas dos efluentes. Alguma coisa está mal no sistema e esta questão não estava contemplada na proposta.”

O aumento das taxas deverá entrar em vigor a partir de Setembro.

Os detentores de cartão social do município não serão aumentados.

Escrito por CIR