Qua, 28/10/2009 - 11:16
A operação decorreu em Mirandela, Amarante, Fafe, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, e a PJ acredita que desmantelou um grupo que transaccionava armas ilegais com o estrangeiro, nomeadamente com Espanha e Suíça, como refere o Inspector Chefe da Unidade local de Investigação criminal da Policia Judiciaria de Vila Real, Casimiro Vieira.
“Foi o corolário de alguns meses de investigação. Teve por objectivo apanhar uma rede tráfico de armas internacional e que, a nível interno, se dedica ao crime violento. Para além disso era tirar de circulação cerca de 30 armas.
A PJ suspeita ainda que esta rede foi a responsável pela venda de uma arma que vitimou o inspector João Melo, em 2001.
“É uma perspectiva policial a ter em conta. Mas são armas de grande calibre e grande potência, usadas em crime violento.”
Os detidos têm idades compreendidas entre os 39 e os 63 anos.
Os cinco detidos vão ser presentes a interrogatório para aplicação das medidas de coacção.
Nesta operação foram apreendidas duas pistolas de calibre 9mm, três revolveres de calibre 38, quatro revolveres de calibre 32, três pistolas de calibre 7,65 mm, um revolver de calibre 22, cinco pistolas semi-automáticas, três pistolas semi-automáticas transformadas, três armas de alarme de gás transformadas em armas de fogo, seis espingardas caçadeiras, duas carabinas de bala de caça grossa, cerca de oito mil munições diversas, dezenas de carregadores de vários tipos, peças e componentes de armas de fogo, dispositivos de gravação e falsificação de armas de fogo, duas viaturas, vários telemóveis e 12 500 euros em dinheiro e documentação diversa relacionada com o tráfico de armas.
Escrito por CIR