Rota da Terra Fria leva clássicos à descoberta do Planalto Mirandês

PUB.

Ter, 04/05/2010 - 12:11


O passado fim de semana de 24 e 25 de Abril, serviu para mais de 50 pessoas, pegarem nas suas relíquias de quatro rodas e passearem por terras de Miranda...

 

Com a chegada da Primavera e de temperaturas mais convidativas à realização deste tipo de eventos, Nordeste Automóvel Clube e Câmara Municipal de Bragança, realizaram nos passados dias 24 e 25 do corrente mês de Abril, mais um passeio, desta feita a completar a Rota da Terra Fria, iniciada em 2009, mas a que faltava a zona pertencente ao planalto mirandês, o que aconteceu agora.

Com saída marcada para a Prç. Prof. Cavaleiro de Ferreira em Bragança, às 10h30 de sábado, a caravana com 24 viaturas e cerca de 50 participantes, deu inicio ao passeio, primeiro para quem pretendeu realizar o mesmo tendo como orientação o roadbook, fornecido pela Organização, e que partiram minuto a minuto.

Para quem preferiu a orientação à vista, e foram a maioria, houve o cuidado de os fazer sair atrás do carro da organização.

De registar o facto, de que pelas mãos de José Alberto Ferreirinha Pinto, de Macedo de Cavaleiros, nos chegava o carro mais antigo, fabricado em 1959,uma quase raridade, o NSU Prinz 30 que juntamente com o Alpine A110 de Manuel Ramos o nosso associado que veio de Francelos - V.N.de Gaia.

Outro carro que marcou uma época na senda do desporto automóvel, tais as suas características, no inicio dos anos 70, também ele raro em Portugal, fizeram as delicias de quem teve oportunidade de os poder apreciar.

 

Saliente-se ainda o facto de que MG e Alfa Romeo estiveram bem representadas neste evento, a primeira com os MGB (3) a segunda com os Alfetta GTV 2000 (2) e Sprint Veloce 1300 (1), este na classe dos Desportivos, não tinha ainda idade para os Antigos, no que foi acompanhado pelo Ford Escort XR 3 I Cabrio e pelo Toyota MR II.

Estreia absoluta em eventos do NAC para José Manuel Iglesias Otero/ Julia Carballo, novo associado em Ourense e Nuno e São Barreira de Bragança.

Realizando todos os passos do programa previamente estabelecido, ficaram a certeza da maravilha paisagística que rodeou todos os participantes. Da excelência da gastronomia e qualidade dos serviços que foram prestados, ao invulgar silêncio que os rodeou ao longo do Cruzeiro Ambiental que se realizou no rio Douro. Até da recomendação dos participantes, que “não parem, força e continuem a proporcionar-nos fins-de-semana como estes”.

Como sempre, foi escolhido o período após jantar, sábado, para a entrega das lembranças, para os agradecimentos, a cargo do Presidente da Direcção José Nogueiro, a patrocinadores, às autarquias de Bragança e Miranda do Douro, esta, representada pelo seu Vice-presidente, Dr. Ilídio Rodrigues, que por sua vez agradeceu o facto de o NAC ter levado este evento até terras de Miranda e dar a conhecer a paisagem e gastronomia locais.

Entretanto, a comemorar 33 anos de casados, o casal Nuno e São Barreira, foram surpreendidos com uma pequena festa na hora do jantar que, a pedido de uma associada, Adelaide Duarte, irmã da “noiva”, foi preparada no maior dos segredos tendo sido uma total surpresa para o casal.

 

Para encerrar a noite, Germano Domingues, levou consigo a aparelhagem de Karaoke, e foi já perto da 1 da madrugada, que os “trabalhos” foram dados como encerrados.

No domingo para além do cruzeiro no rio Douro, do almoço no Palaçoulo, juntaram-se à caravana mais 15 viaturas com 35 participantes, todos vindos de Zamora e arredores, para almoçar e fazer a visita às indústrias de cutelaria e tanoaria, respectivamente à FILMAM, Lda e J.M.Gonçalves, Lda. Uma excepção a que a Direcção do NAC esteve aberta no sentido de poder aprofundar e restabelecer relações com o clube “AMIGOS DEL COCHE CLASSICO”, com sede em Zamora. Relações que por este ou aquele motivo se foram perdendo e que as actuais direcções vêem com bons olhos o seu reatar, permitindo a partilha de conhecimentos, de eventos e de participantes em todos os eventos realizados quer por um quer por outro.

Com o final do dia chegava também o final do passeio. Uns para mais longe outros para mais perto, todos traziam uma certeza, a de que “correu bem”.

{gallery}NACROTATERRAFRIA2010{/gallery}

Fotos: Telmo Afonso e António Alfaia

Vídeo de José Manuel Iglesias, Ourense, Galiza