Retomadas obras no quartel dos Bombeiros de Alfândega da Fé

PUB.

Qua, 22/01/2020 - 09:06


Vão ser retomadas, esta semana, as obras no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé.

A empreitada começou em 2017, mas esteve parada mais de um ano devido à insolvência declarada pela empresa que ganhou o primeiro concurso. Entretanto foi feito um novo concurso. Esta segunda-feira foi assinado o auto de consignação dos trabalhos, entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé e a nova empresa de construção civil.

“O primeiro concurso decorreu na fase em que a crise estava instalada, os preços andavam muito esmagados e a obra foi a concurso por 345 mil euros. Agora a obra foi adjudicada por 238 mil euros. Há aqui um diferencial de valores que se situa entre os 70 e os 80 mil euros. Iniciamos conversações com a câmara municipal que assumiu, desde logo, a ajuda para suportar os custos acrescidos. Pedimos também uma reunião com o POSEUR para os sensibilizar para o acréscimo de custos e foi-nos dado a garantia de que sim”, explicou o presidente da associação humanitária, Mário Lopes.

As obras, que passam pela ampliação e remodelação do quartel, já vão a meio.

“Falta executar 49% da obra. Falta ainda obras estruturais, falta a parte da cobertura, falta metade da parte eléctrica e depois ainda falta os acabamentos. A ampliação falta quase toda. Faltam 80% da zona que é ampliada”, acrescentou.

O comandante explica ainda que a corporação tem sentido diversos problemas mas espera que as obras os venham resolver.

“Não temos, neste momento, instalações para que os bombeiros possam permanecer durante a noite. Em termos de operacionalidade tem sempre alguns constrangimentos”, referiu.

Estima-se que as obras decorram num prazo máximo de seis meses.

Escrito por Brigantia

Foto: Município Alfândega da Fé

Jornalista: 
Carina Alves