Resíduos do Nordeste vence campanha da Tetra Pak

PUB.

Qui, 11/03/2010 - 10:28


Entre todos os sistemas multimunicipais, intermunicipais e autarquias do País, a Resíduos do Nordeste foi a que apresentou o maior aumento em retomas de embalagens de cartão para alimentos líquidos, em 2009. Um aumento de 200% que lhe valeu o primeiro lugar na campanha nacional promovida pela Tetra Pak, a empresa líder mundial no tratamento e embalagem de alimentos.  

A empresa intermunicipal responsável pela gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos do distrito de Bragança e do concelho de Vila Nova de Foz-Coa diz que este aumento fica a dever-se a uma maior consciência ambiental dos cidadãos.

Em 2009, a Resíduos do Nordeste teve um aumento de mais de 200% em retomas de embalagens para alimentos líquidos.

Por isso, obteve o primeiro lugar da campanha nacional, promovida pela Tetra Pak, para sensibilizar os sistemas nacionais para esta temática.

 

O director-geral da Resíduos do Nordeste mostra-se satisfeito com os resultados desta campanha.

“Foi com agrado que recebemos o comunicado da Tetra Pak” refere Paulo Praça, acrescentando que a empresa que fabrica embalagens de cartão para alimentos líquidos “tinha reconhecido a necessidade de um crescimento de retomas neste tipo de embalagens e nós fizemos algumas campanhas de sensibilização e conseguimos aumentar em 200%, sendo o sistema a nível nacional que mais embalagens recuperou em 2009”.

 

Paulo Praça explica que este aumento se deve a uma maior consciência ambiental dos cidadãos.

“Nós temos apostado em acções de sensibilização e ainda queremos investir mais nessa área pois temos alguns projectos previstos para este ano” adianta, salientando que “notamos que a população tem tido maior empenho nestas causas ambientais e para a necessidade de reciclar”.

Para isso “muito contribuem os 14 ecocentros que temos em funcionamento em todos os municípios e o aumento do número de ecopontos que efectuamos”.

 

A Resíduos do Nordeste dispõe de 578 ecopontos em toda a área de intervenção.

Em 2009 registou um aumento de 7% nas quantidades de materiais retomados, num total de 2.795 toneladas.

Escrito por CIR