Resíduos do Nordeste beneficia do programa PROVERE

PUB.

Qua, 08/10/2008 - 09:54


A candidatura da empresa transmontana foi aprovada recentemente e pretende apoiar projectos ambientais na região. O azeite, identificado como recurso endógeno, bem como outras energias renováveis, esteve na base da candidatura.

Paulo Praça, director da Resíduos do Nordeste, explica que a partir de agora a empresa vai “estabelecer um plano de acção entre entidades públicas e privadas, criando sinergias para criar condições favoráveis ao desenvolvimento de determinados projectos da região”.

 

Ainda de acordo com Paulo Praça, a aprovação desta candidatura vai permitir “um apoio financeiro à definição de uma estratégia de eficiência colectiva”. A partir de agora, a empresa vai fazer um levantamento entre entidades públicas e privadas da região e identificar projectos concretos. “Aos que vierem a merecer aprovação ser-lhes-á conferido um selo PROVERE para depois terem benefícios preferenciais de acesso ao QREN”, adianta o responsável. Por definir está ainda o valor dos apoios. 

 

Os desafios ambientais estão no topo das prioridades da Resíduos do Nordeste.

No sector azeite, o caroço da azeitona, por exemplo está a ser aproveitado para a produção de energia.

 

No âmbito de PROVERE, apenas sete empresas da região norte viram os seus projectos aprovados, a Resíduos do Nordeste foi uma delas.