Qui, 09/11/2023 - 09:11
Faz parte do seguro de saúde criado pelo município para toda a população. As primeiras consultas aconteceram ontem.
Joaquim Almeida, de 79 anos, foi dos primeiros mirandeses a usufruir do seguro. Acredita que é uma mais-valia. “Aqui é sempre difícil, vamos para o centro de saúde às cinco da manhã para conseguir uma consulta, chega a hora e não temos. Com o seguro é muito melhor. Vou muitas vezes a Amarante à clinica da Povoa e sou logo atendido”, disse.
O consultório é na Junta de Freguesia de Miranda do Douro. As consultas acontecem à quarta e sexta-feira.
Margarida Garcia, de 84 anos, foi outra das mirandesas a aproveitar uma consulta gratuita. Com o seguro admite que é tudo mais fácil. “Temos que andar sempre a alugar o táxi ou temos que marcar nos bombeiros e temos que esperar e pode demorar um mês. Com o seguro até vamos mais depressa. Se formos a esperar pelo hospital, podemos ter que esperar até um ano. Já me custa a andar e aqui é só atravessar a estrada”, referiu.
O município de Miranda do Douro pretende desta forma responder às necessidades da população, face à falta de serviços e profissionais no centro de saúde da cidade, que tem apenas quatro médicos a tempo inteiro.
No entanto, a presidente da câmara, Helena Barril, salientou que o objectivo não é substituir o SNS. “Desejamos que o Serviço Nacional de Saúde aqui no centro de saúde não se aproveite do seguro municipal para que se ausente de cumprir a função para a qual está legitimado. Nós temos sentido no território que há muitas carências a esse nível e quando o estado começa a falhar nós sentimo-nos na obrigação de ajudar e de trabalhar em paralelo com o SNS”, frisou.
O seguro faz parte de uma parceria entre a câmara e a Casa de Saúde de Viseu, onde se podem realizar consultas de especialidade e também exames. O transporte até ao hospital também é gratuito.
O director, Nuno Barroso, explicou que nem sempre os mirandeses terão que se deslocar a Viseu. “Tudo o que pudermos fazer em Miranda do Douro, podermos fazer, vamos fazer. Aquilo que não conseguirmos é que também teremos que levar para outras instalações. Por isso, teremos que os levar para outras instalações, poderá ser também para a Guarda, onde teremos também equipamento e algum tipo de especialidades e depois irá o resto para Viseu”, disse.
Está já a funcionar o Seguro Municipal de Saúde de Miranda do Douro. Todos os residentes do concelho, de todas as faixas etárias, vão poder usufruir de consultas e exames gratuitos.
Um investimento de 690 mil euros da câmara durante os restantes dois anos de mandato.
Escrito por Brigantia