Reservas de água garantidas até ao fim do verão

PUB.

Qua, 27/08/2008 - 08:53


Não vai haver falta de água até ao fim do verão na cidade de Bragança. A garantia é do presidente da câmara. Jorge Nunes diz que a situação está equilibrada.  

Apesar de a barragem da Serra Serrada já não estar na sua capacidade máxima, o autarca está convencido que a água chega para passar o que resta da época mais quente do ano. “Já há algumas semanas que estamos a alimentar a cidade a partir da Serra Serrada complementando com os sistemas alternativos que ainda estão em funcionamento” afirma o autarca para quem, se houver problemas, eles só deverão surgir no início do Inverno “se o bom tempo se prolongar e as chuvas vierem tarde” acrescenta.

 

Jorge Nunes salienta que o problema da falta de água em Bragança é sempre causado pela pouca capacidade de armazenamento. “Só há uma forma de resolver o problema do abastecimento de água a Bragança que é garantir o armazenamento em quantidade suficiente para fazer face a períodos de seca frequentes ou prolongados”.

 

Para o autarca, a construção da barragem de Veiguinhas é cada vez mais uma realidade.

Jorge Nunes, espera obter a viabilidade de execução do projecto, em breve. “Quando a câmara aderiu à Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro já tinha o projecto de execução feito” salienta acrescentando que “agora trata-se de reavaliar um ou outro parâmetro e a viabilidade da execução da obra deve ser obtida nos próximos meses”.

 

O presidente da câmara de Bragança a garantir que não deverá faltar água nas torneiras da cidade, até ao final do verão.