Requerimento entregue no IGESPAR para classificar Linha do Tua

PUB.

Qui, 25/03/2010 - 09:21


Um conjunto de cidadãos vai entregar, amanhã, no IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), um requerimento com vista à abertura do processo de classificação da Linha do Tua como Património de Interesse Nacional. São personalidades do meio cultural, artístico, académico, científico, ambientalista e político que têm vindo a lutar pela preservação e classificação daquela via-férrea com mais de 120 anos.  

Os requerentes consideram que se trata de um património com elevado potencial para o desenvolvimento turístico da região, não só pelo papel histórico que desempenhou e pela obra de engenharia que constitui, mas também por ser um exemplar único do património ferroviário e industrial do país.

“Nesse grupo de cidadãos estão todos os que deram a cara em defesa da Linha do Tua. São oriundos de associações, movimentos cívicos, partidos universidades, mas também estão nomes de peso da sociedade portuguesa na área da cultura, música e património” adianta Manuela Cunha, primeira subscritora do requerimento e dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”.

 

A responsável acrescenta que todos eles “quiseram dar continuidade a várias iniciativas já realizadas para reclamar esta classificação e por isso vão agora utilizar esta possibilidade prevista na lei, entregando um requerimento no IGESPAR”.

 

Manuela Cunha acredita que com este processo ainda é possível travar a construção da barragem de Foz-Tua e salvar a linha da submersão. “A construção da barragem ainda não foi adjudicada” lembra “por isso, é sempre tempo e a esperança é a ultima coisa a morrer” afirma, convicta.

Para a primeira subscritora, “este processo de classificação da linha seria uma grande ajuda e nós estamos confiantes” acrescenta. Por outro lado, entende que “a linha é já património nacional e estes subscritores são a prova disso mesmo, desse reconhecimento do património que a linha representa”.

 

Os nomes dos restantes subscritores só serão conhecidos amanhã aquando da entrega do requerimento.

Escrito por Brigantia