Região volta a acordar de branco

PUB.

Ter, 20/01/2009 - 08:56


O mau tempo está de regresso à região. Está prevista muita chuva, ventos fortes e neve. O manto branco voltou a cobrir a região durante a última madrugada e início da manhã.  

As previsões indicam que a situação vai manter-se até ao meio da tarde. “Nas terras altas vamos ter alguns ventos fortes com rajadas até aos 80km/h” refere a meteorologista Ilda Novo. A partir do meio da tarde “o vento começa a diminuir de intensidade e quanto à precipitação ela vai ocorrer sobretudo durante a manhã e será de neve em vários locais do interior norte a partir dos 600 metros de altitude”.

 

A neve começou a cair cerca das três da manhã atingindo sobretudo nos concelhos de Alfândega da Fé Bragança, Carrazeda de Ansiães e Vinhais.

A Estrada Nacional 315, que liga Macedo de Cavaleiros a Alfândega da Fé, na zona da Serra de Bornes, cegou a estar cortada para proceder à limpeza, mas já foi reaberta ao transito.

O IP4 está transitável , mas no distrito de Vila Real, um acidente causado pela neve obrigou ao corte do itinerário nos dois sentidos entre os nós da Campeã e Ansiães.

Na A24 entre Vila Real e Chaves o transito está condicionado na zona de Vila Pouca de Aguiar.

Já a EN 206 que liga a Bragança a Torre Dona Chama, na zona da Serra da Nogueira, a circulação faz-se com alguma precaução tal como na EN 214, entre Vila Flor e Carrazeda.

 

Para ajudar nas operações, relacionadas com a queda de neve a Protecção Civil Nacional fez deslocar para o aeródromo de Vila Real um helicóptero Kamov.

Melo Gomes, comandante distrital da Operações de Socorro considera que este apoio é uma mais valia pois “pode servir para o apoio a populações e até resgates”.

 

Em Bragança, a protecção civil municipal decidiu manter as escolas a funcionar uma vez que na cidade a circulação automóvel está a ser feita com normalidade.

Ainda assim, o conselho executivo da escola secundária Abade de Baçal optou por suspender as aulas durante o período da manhã alegando que as escadas e a rampa de acesso ao estabelecimento de ensino estavam bastante escorregadias.

Em Vinhais, os alunos também estão a ser transportados para as escolas, embora alguns tenham chegado com algum atraso devido às dificuldades de circulação.

No entanto, numa nota à imprensa, a câmara municipal adianta que vários limpa-neves foram para o terreno desde madrugada e que as estradas estão todas transitáveis, embora se circule com alguma demora.

Escrito por Brigantia/CIR