Região apresenta 30 projectos ao INOVARURAL

PUB.

Sex, 21/11/2008 - 09:49


Até ao momento já são cerca de 30 os projectos candidatos ao Provere, através do Inovarural, apresentado em Macedo de Cavaleiros há um mês. Agora, depois de realizadas reuniões pelos vários municípios do Nordeste Transmontano, as entidades públicas e privadas candidatas concentraram-se no Centro Cultural de Macedo para receberem mais informação que pode apoiar as candidaturas.  

O Inovarural pretende inovar a economia rural, mas para isso precisa de fundos que os vai buscar ao Provere – o Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos -  que faz parte do QREN e pretende apoiar as regiões menos desenvolvidas do país.

 

O assessor do secretário de Estado. Estado do Desenvolvimento Regional, Luís Centeno, convidado da sessão de ontem do Inovarural considerou-o um instrumento “interessante para uma zona de baixa densidade, considerado o interior profundo”.

 

O apoio visa sobretudo os promotores privados, mas também há candidaturas públicas, como é o caso da Câmara Municipal de Macedo, que apresenta duas. Beraldino Pinto, o autarca local, entende que a sessão de ontem, ao reunir especialistas de diversas áreas, seria importante para melhorar as candidaturas para que esta estratégia colectiva venha a ser aprovada”.

 

No caso dos privados o apoio pode chegar aos 50%. As candidaturas devem ser apresentadas até dia 19 de Janeiro e 75 dias depois há uma decisão. Inovação, energia e valorização dos produtos endógenos são três das áreas onde podem aparecer projectos. “Queremos sobretudo que o processo seja participativo mas esperamos receber ainda mais projectos” refere Paulo Praça, da Resíduos do Nordeste.

 

Os projectos podem ser individuais ou colectivos e o orçamento é ilimitado.