Regadio da Vilariça concluído com a inauguração de duas barragens

PUB.

Qua, 26/11/2008 - 09:59


O primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Agricultura, Jaime Silva, cortaram, ontem, a fita da barragem do Arco e Ribeiro Grande, que conclui o Plano de Regadio do Vale da Vilariça.  

A estrutura de rega situa-se nas proximidades da aldeia da Horta da Vilariça, no concelho de Torre de Moncorvo, e representa um investimento de 19 milhões de euros.

A nova barragem, que já efectua testes de enchimento, poderá começar a fornecer água para rega no próximo Verão.

 

O Plano de Regadio do Vale da Vilariça fica concluído meio século depois de iniciado, embora o primeiro-ministro tenha encurtado o tempo quando se referiu à paciência que os agricultores tiveram. “Ao fim de 40 anos acaba o regadio” disse José Sócrates. “E pode dizer-se tudo sobre os agricultores menos que não são gente com paciência” acrescenta salientando que “de certeza que houve gente que aqui começou a trabalhar e se reformou antes de o regadio estar concluído”.

 

O ministro da Agricultura preferiu assinalar a inauguração da barragem do Arco e Ribeiro Grande com um agradecimento à região. “Trás-os-Montes está à frente nas intenções de investimento do país, pois temos mais de mil e cem milhões de euros e Trás-os-Montes está no pelotão da frente” assinalou Jaime Silva. “Este tipo de investimentos é a resposta do Governo a quem acredita na agricultura, apesar da crise e apesar de alguns acharem que era melhor distribuir apenas subsídios directos” acrescenta o governante.

 

O presidente da Associação de Beneficiários do Regadio da Vilariça considera que “mais importante que os subsídios é a construção deste tipo de infra-estruturas” porque “elas ficam e no futuro as pessoas saberão tirar delas a devida riqueza” refere Fernando Brás.

 

No entanto, este responsável diz que é preciso aproveitar as estruturas existentes para mudar a agricultura do vale e aumentar o rendimento. “A associação tem ideias que se prendem com a organização da ocupação cultural do vale para dar dimensão às propriedades e tirar daí o máximo rendimento” refere Fernando Brás.

 

O vale da Vilariça está dividido pelos concelhos de Vila Flor, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.

O sistema de regadio tem quatro barragens, com capacidade para regar dois mil hectares, beneficiando quase um milhar de agricultores.